O Product Graveyard é uma página que reúne softwares, sites e serviços extintos, e se comporta como um ''cemitério digital'' para iniciativas e produtos que já fizeram sucesso um dia. O visitante encontra em formato de lista no site, plataformas como Vine, Orkut, MSN e Google Reader, por exemplo. Ao clicar no produto é exibido algo similar a um obituário: as páginas mostram as datas de nascimento e “óbito”, a proposta do serviço, a ''causa da morte'' e sua ''última residência''.

Lápides, incluindo a do Orkut, contam a história do fim dos sites (Foto: Reprodução/ TechTudo)

Além dessas informações, o Product Graveyard oferece também algumas alternativas de serviços ativos e com proposta similar aos apps desativados. Com isso, permite que as pessoas encontrem substitutos para produtos que costumavam usar. Em meio a vários itens, muitos dos quais não tiveram grande repercussão no Brasil, é possível encontrar outros serviços que foram muito usados no país. Além do Orkut e do MSN, o Grooveshark também está lá.

Para acessar, vá ao endereço (productgraveyard.com).

Entretanto, se você não encontrar uma lápide referente a um serviço ou aplicativo que você usava bastante, é possível sugerir a inclusão no site (siftery-track.typeform.com). Para isso, basta clicar em "Submit a product " e indicar.

... bottom: 61.5827338129%;">

Obituário do Orkut explica que baixo crescimento da rede encorajou o Google a decretar seu fim em 2014 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O que é Orkut? Saiba mais sobre a rede social no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo