O Facebook usou dados coletados do Onavo Protect, aplicativo de VPN pertencente à rede social, para monitorar a popularidade do rival Snapchat, tendo assim capacidade de se antecipar e comparar a perda de folego da rede rival com a introdução do Instagram Stories e das Histórias no próprio Facebook, em uma jogada que culminou no total de 250 milhões de usuários diários do Stories no Instagram contra 173 milhões totais no Snapchat. As informações são do Wall Street Journal.

Aplicativo do Facebook para Android, software móvel do Google (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O Onavo Protect foi adquirido pelo Facebook em 2013 e, assim como outros aplicativos de VPN, se destina a proteger a privacidade do usuário durante o uso da Internet. Nos termos de uso, porém, constam informações de que dados referentes à navegação e uso de Internet podem ser examinados pelos controladores do app. Ou seja, pelo próprio Facebook, dono do aplicativo.

É aí que se abre a porta para que o Facebook utilize as métricas do Onavo para ter uma ideia de como os usuários se comportam em relação aos seus rivais em redes sociais. Segundo o Wall Street Journal, medindo o tempo de uso do Snapchat, o Facebook foi capa

... z de antecipar em alguns meses a perda de interesse pela rede rival, tendo assim subsídios para colocar em prática estratégias mais agressivas de imitar recursos do Snapchat em seus produtos e conquistar os seus usuários.

Embora a prática possa ser encarada como desleal, não há nada ilegal na atitude do Facebook, sobretudo porque o Onavo Protect informa quem lê os termos de uso sobre a possibilidade de que esse tipo de dado seja analisado posteriormente.

Como publicar Snaps nos Stories? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo