O Giphy, popular repositório de GIFs, lançou uma nova versão do seu site para celulares que permite criar imagens animadas online. Para usar a ferramenta, tudo o que o usuário precisa fazer é usar um navegador, como o Google Chrome, no Android, ou o Safari, no iPhone (iOS).

O recurso, que funciona tanto com a câmera como com arquivos da galeria, é ótimo para quem está com pouco armazenamento livre ou simplesmente não quer mais um app no smartphone. Veja, neste tutorial do TechTudo, o passo a passo de como usar a ferramenta para criar GIFs no seu celular.

... rc="https://s2.glbimg.com/5-1CU1vUWNEKc-n8MunK5SFvDpM=/0x0:695x450/600x0/smart/filters:gifv():strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2017/G/z/wOOJsCTpigA7l2B9XqOw/giphy-online-navegador-celular-android-ios-9.gif">

Usuário pode agora criar GIFs no Android e iPhone sem instalar aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 1. Acesse a página do Giphy no TechTudo Downloads pelo navegador do seu celular. Clique em "Web" no canto direito e, depois, toque em "Acessar". Você será redirecionado para o site do serviço. Agora, toque sobre o ícone de upload, representado por uma seta para cima, na parte superior da tela.

Passo 2. Para usar a câmera, clique na opção “Take a Photo ou vídeo”. Para foto ou vídeos da galeria, toque em “Upload from camera roll”. Por fim, é possível colar um link de vídeo ou imagem da Internet na última caixa.

Giphy agora permite que usuário crie GIFs a partir do navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Escolha o arquivo ou grave o vídeo. Neste tutorial, seguiremos com o passo a passo da câmera.

Usuário pode escolher arquivos do armazenamento (à esquerda) ou gravar vídeos com a câmera (à direita) (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Se estiver satisfeito com o vídeo gravado, toque no símbolo de visto para fazer o upload. Caso contrário, clique no símbolo de recarregar, representado por uma seta circular, para gravar novamente.

Passo 5. O Giphy começará a processar o vídeo enviado. Essa etapa pode demorar alguns minutos. Aguarde.

Gravando um vídeo no Giphy (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Após concluir o upload, o Giphy mostrará duas barras. Na primeira, é possível definir quando o GIF começará. Já a segunda edita a duração da animação. Quando terminar, toque em Next.

Edite a linha do tempo para alterar o início e a duração do GIF (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Na tela seguinte, o usuário pode editar o GIF com as seguintes ferramentas:

Adicionar texto: é possível incluir legendas ao seu texto. O usuário pode ainda mudar a cor na parte inferior da tela, usar o botão “T” para mudar a fonte ou adicionar uma animação no ícone com um círculo.

Giphy tem várias ferramentas para edição de textos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Desenhar: Toque no botão com um rabisco para fazer traços na tela. A ferramenta funciona de forma bastante similar às suas equivalentes nas histórias do Snapchat e Instagram, sendo possível também escolher as cores. A diferença é que as linhas têm uma animação.

Giphy permite que usuário desenhe com pincel no vídeo gravado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Adicionar adesivo: O Giphy tem uma grande coleção de stickers divertidos. Basta pesquisar pela opção desejada e tocar nela para adicioná-la ao seu GIF.

Passo 8. Todas as adições ao GIF podem ser movidas e redimensionadas pelo usuário normalmente. Quando concluir, clique em “Next”.

Giphy tem conjunto de adesivos para serem colados em GIFs (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 9. Na última tela, é possível baixar o GIF criado tocando no botão “Save GIF”. Se tiver uma conta no Giphy, também é possível publicar sua criação.

Passo 10. Ao fim do download do GIF, basta tocar na notificação dele para abri-lo ou compartilhá-lo.

Usuário pode baixar GIF criado para compartilhar com amigos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como criar um GIF no seu celular sem baixar nenhum aplicativo. Para evitar gastos excessivos no 3G com o upload de vídeos e download de animações, recomendamos que a função seja feita no Wi-Fi.

Como baixar GIFs do WhatsApp? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo