O endereço MAC de um dispositivo é atribuído pelo fabricante. Cada interface de rede conectada — seja seu roteador, seu aparelho sem fio ou sua placa de rede no computador — possui um endereço de controle de acesso de mídia exclusivo. Esses endereços, às vezes chamados de endereços físicos, são atribuídos durante a fabricação do hardware. Veja nesse tutorial como mudar o seu endereço MAC seja no Windows, no Linux ou no macOS.

Descubra como (e por que) mudar o seu endereço MAC no Windows, Linux e Mac (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

No nível de rede mais baixo, as interfaces conectadas a uma rede usam endereços MAC para se comunicarem umas com as outras. Quando um navegador no seu computador precisa abrir uma página da Web a partir de um servidor na Internet, por exemplo, essa solicitação passa por várias camadas do protocolo TCP/IP.

O endereço Web que você digita é traduzido para o endereço IP do servidor. Com isso, o seu computador envia o pedido ao seu roteador, que o envia para a Internet. No nível de hardware, porém, sua placa de rede está apenas considerando outros endereços MAC para interfaces na mesma rede. Para, então, enviar a solicitação para o endereço MAC da interface de rede do seu roteador.

Além do uso principal de rede, os endereços MAC são frequentemente usados ​​para outros fins como atribuição estática de IP, filtragem de endereços MAC, autenticação baseada em MAC, identificação e rastreamento do dispositivo.

Por causa dessa variedade de usos, alterar essa identificação do adaptador de rede pode ser útil para isolar e até resolver even

... tuais problemas de conexão com a Internet e redes em geral. Se você usa Windows, mac OS ou Linux, veja como fazer essa modificação.

Como mudar o seu endereço MAC no Windows

Passo 1. Abra o Gerenciador de Dispositivos. Para isso, pressione as teclas ''Windows + X'' simultaneamente. No menu que aparecer, clique em "Gerenciador de dispositivos";

Executando o Gerenciador de dispositivos no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. No Gerenciador de dispositivos, clique na seta ao lado da seção "Adaptadores de rede". Em seguida, clique com o botão direito do mouse na interface de rede que deseja modificar. No menu que aparecer, clique na opção "Propriedades";

Acessando as propriedades da placa de rede (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Na janela de propriedades, clique na guia "Avançado". Em seguida, clique em "Network Address" ("Endereço de rede" ) na lista "Propriedade". Se você não visualizar esta opção, o seu driver de rede não suporta esse recurso. Ative a opção "Valor" e digite o endereço MAC desejado sem nenhum caractere de separação: não use traços ou dois pontos. Finalmente, clique em "OK" quando terminar.

Mudando o endereço MAC no Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Como mudar o seu endereço MAC no Linux

As distribuições Linux modernas, como o Ubuntu, normalmente usam um gerenciador de conexões, que fornece uma maneira gráfica de falsificar um endereço MAC. Veja como usar isso para mudar o seu endereço MAC no Linux.

Passo 1. Clique no ícone do gerenciador de conexões no painel do Ubuntu. No menu que será exibido, clique na opção "Editar conexões...";

Acessando a opção "Editar conexões..." no gerenciador de conexões (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Na janela que será exibida, clique na conexão e depois no botão "Editar";

Iniciando a edição de uma conexão ethernet (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Na próxima janela, clique na guia "Ethernet". Dentro do campo "Endereço MAC clonado", digite o endereço MAC que você quer usar nessa placa de rede. Para efetivar, clique no botão "Salvar";

Mudando o endereço MAC da placa de rede no Linux (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Você também pode fazer isso usando um terminal. Nos comandos abaixo, lembre-se de substituir "eth0" pelo nome da interface de rede que deseja modificar e ''xx:xx:xx:xx:xx:xx' pelo endereço MAC de sua escolha.

Derrube a interface de rede com o comando: ''sudo ifconfig eth0 down'' (sem as aspas);

Depois, para mudar seu endereço MAC, execute o comando: ''sudo ifconfig eth0 hw ether xx:xx:xx:xx:xx:xx'' (sem as aspas);

Em seguida, levante a interface de rede com o comando: ''sudo ifconfig eth0 up'' (sem as aspas);

Você terá que modificar o arquivo de configuração apropriado em /etc/network/interfaces.d/ ou em /etc/network/interfaces, se você deseja que essa alteração tenha sempre efeito no momento da inicialização. Se você não fizer isso, seu endereço MAC será reiniciado quando você reiniciar o computador.

Como mudar o seu endereço MAC no macOS

Passo 1. Execute o Terminal do macOS. Para isso, pressione as teclas Command + Barra de espaço para abrir a busca do sistema. Digite "terminal" (sem as aspas), e em seguida, clique no programa quando ele aparecer na lista de resultados;

Executando o Terminal no Mac (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Execute o comando "sudo ifconfig en0 xx:xx:xx:xx:xx:xx" (sem as aspas) e tecle Enter. Lembre-se de substituir ''en0'' pelo nome da interface de rede e ''xx:xx:xx:xx:xx:xx'' pelo endereço MAC que você quer usar.

A interface de rede geralmente será ''en0'' ou ''en1'', dependendo se você deseja configurar uma interface Wi-Fi ou Ethernet do Mac. Se não tiver certeza do nome da interface de rede apropriada, execute o comando ''ifconfig'' no terminal, para ver uma lista de interfaces.

Pronto! Agora, sempre que precisar, basta usar um dos procedimentos e mudar o endereço MAC do seu computador.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo