Seu desktop e o seu notebook usam fontes de energia para funcionar. Basicamente, a fonte ? o componente que est? em contato com a rede el?trica e ? respons?vel por encaminhar a energia ao computador. H? uma chance muito grande de que o tipo de fonte que o seu computador usa seja uma fonte chaveada.

Como escolher a melhor fonte para economizar energia no seu computador

Fontes usadas em desktops s?o o tipo mais conhecido de fonte chaveada (Foto: Divulga??o/Corsair)

De forma simplificada, significa que ela possui um circuito integrado usado para que ela regule a tens?o de sa?da de forma a atender as demandas de todo o sistema. Al?m do uso em computadores, essas fontes s?o usadas em som automotivo e consoles de videogame, por exemplo.

O oposto da fonte chaveada ? a fonte linear, que usa outros recursos para manter a tens?o de sa?da em equil?brio, como transformadores e filtros. Se o seu computador tivesse uma fonte linear, ela seria impraticavelmente grande e pesada, a ponto de n?o caber no interior do gabinete, no caso de um desktop, ou de ser enorme, no caso de um notebook.

Fontes chaveadas contam com circuitos eletr?nicos, como mostra a imagem (Foto: Alan Liefting/Wikipedia)

O uso de circuitos embutidos faz com que as fontes chaveadas sejam menores e permite que elas dissipem pot?ncias maiores (significa que ela pode ser usada para sistemas que exijam mais energia para funcionar). Como dissipa mais energia, esse tipo de fonte costuma produzir calor (como a fonte do seu notebook) e, em alguns casos, ru?dos sonoros.

Que fonte comprar para um PC gamer? Veja dicas no F?rum do TechTudo.

... 695">Fontes lineares s?o diferentes das chaveadas. Elas usam transformadores e filtros para regular a tens?o de sa?da (Foto: Divulga??o/Pyramid)

Outra vantagem relevante desse tipo de fonte ? seu alto rendimento, quando comparada ?s fontes lineares. Como tudo na eletr?nica, h? usos para cada uma das duas tecnologias e h? tamb?m desvantagens nesse tipo de equipamento. Como elas s?o mais complexas, normalmente, se algum componente interno sofrer dano, h? uma grande chance de que voc? tenha que descartar a fonte toda e comprar uma nova.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo