O Galaxy A3 Duos é um celular lançado pela Samsung em 2015, que se destaca dos seus concorrentes pelo design: apenas 6,9 mm de espessura e peso de 110 g. Ele é um dos smartphones mais finos e leves do segmento intermediário. O smatphone custa R$ 1.099 na loja oficial, mas pode ser encontrado por cerca de R$ 999.

Conheça os smartphones dual-chip com 4G à venda no Brasil

Além disso, o telefone conta com uma tela de 4,5 polegadas, 16 GB de armazenamento interno e câmera de 5 MP para selfies. Será que ainda vale a pena investir no celular, mesmo um ano após seu lançamento? Veja a seguir prós e contras do Galaxy A3 Duos e descubra se ele atende às suas necessidades.

Galaxy A3, smartphone da Samsung (Foto: Gabriella Fizman/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Vantagens

Design sofisticado

O Galaxy A3, apesar de ser um smartphone intermediário, tem um design que impressiona. A Samsung optou por usar nesta linha materiais mais “nobres”. O seu corpo é totalmente metálico, seguindo um padrão unibody. Porém, isso exige alguns cuidados, visto que o metal risca mais fácil que o plástico. O uso de uma capinha também é aconselhável.

Samsung Galaxy A3 tem corpo fino, com de 6,9 mm de espessura (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Além disso, o Galaxy A3 tem apenas 6,9 mm de espessura e pesa 110 g – um corpo extremamente fino e leve, que confere ao smartphone ares de top de linha.

Suporte a dois chips de operadora

Devido às altas tarifas cobradas por ligações entre operadoras diferentes, o brasileiro se habituou a gerenciar dois chips. Assim, celulares que têm função dual chip são muito bem vistos pelos consumidores.

É o caso do Galaxy A3 Duos, que conta com dois slots para cartão SIM. Dessa forma, você pode ter um chip principal para ligações e outro para navegar na internet, por exemplo. Outro bônus deste modelo é que o slot secundário pode ser usado também para um cartão de memória, visando aumentar a capacidade de armazenamento. 

Câmera frontal otimizada para selfies

A câmera frontal do Galaxy A3 foi totalmente pensada para otimizar e facilitar as selfies. Ela tem sensor de 5 megapixels e uma série de recursos de software que têm grandes chances de agradar aos usuários.

A câmera do Galaxy A3 tem ótimos recursos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O usuário pode tirar uma foto com a câmera frontal fazendo algum movimento com a mão, como abrindo e fechando o punho, ou mesmo com um comando de voz. Ele também tem a função “Selfie panorâmica”, que permite capturar fotos em um ângulo de até 120º. Na prática, mais amigos poderão caber na foto.

A função "GIF animado" tira uma sequência de até 20 fotos contínuas que depois são unidas, formando uma

... animação, como se fosse um GIF. Basta usar a criatividade para tirar umas fotos bem legais com este recurso.

Qual é o melhor smartphone bom e barato? Comente no Fórum do TechTudo.

Desvantagens

Pouca quantidade de memória RAM

O Galaxy A3 vem com memória RAM de 1 GB, o que se mostra insuficiente para um uso sem travamentos. O sistema operacional Android, utilizado no Galaxy A3, requer pelo menos 2 GB de RAM para rodar de maneira fluida.

O Galaxy A3 possui apenas 1 GB de RAM (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Além disso, a interface TouchWiz que a Samsung usa em seus celulares deixa o sistema ainda mais lento e pesado, o que exige ainda mais memória RAM instalada. Por isso, com apenas 1 GB, o Galaxy A3 é um forte candidato a travar bastante e a demonstrar lentidão, especialmente no uso de aplicativos mais pesados.

Dois chips ou espaço extra?

O Galaxy A3 vem com memória interna de 16 GB e, apesar de aceitar um cartão de memória de até 64 GB para expandir o armazenamento, essa opção acaba restringindo outro recurso do smartphone. Isso porque a Samsung optou por usar slots híbridos, ou seja, que aceitam tanto um chip de operadora quanto um cartão microSD. Dessa forma, o usuário deve decidir entre ter espaço extra para salvar fotos, vídeos e apps ou usar dois chips SIM.

O Galaxy A3 conta um slot híbrido que serve para chip SIM e cartão microSD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Bateria com baixa autonomia e não removível

A bateria do Galaxy A3 tem uma capacidade de 1.900 mAh, o que é bem pouco para os padrões atuais. Com as pessoas usando cada vez mais os seus celulares e o uso crescente das redes móveis por meio de aplicativos, uma bateria desse porte não aguenta por muito tempo.

É preciso sempre andar com um carregador externo ou próximo de uma tomada. Além disso, o Galaxy A3 não permite que o usuário remova a bateria. Assim, a troca em caso de defeito é impossível, sendo necessário levar em uma assistência técnica.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo