Alguns usuários que utilizam fone de ouvido podem passar algumas vezes por um problema incômodo: o aparelho só funcionar de um lado no PC. Ao conectar o acessório na entrada P2 do computador, o som só é emitido por uma das saídas do dispositivo e a outra fica completamente muda. 

Como melhorar a qualidade do som do seu fone de ouvido

Antes de se desfazer do fone, alguns testes podem ser interessantes para conferir onde está o problema. Às vezes, essa falha ocorre devido a uma configuração do Windows, ou basta desinstalar e instalar um novo driver para a placa de áudio. Veja as dicas de como resolver. 

Resolva problema com fone de ouvido emitindo áudio em só um lado (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

1. Baixe o driver de áudio mais recente

Os drivers são pequenos programas responsáveis pela comunicação do software com o hardware. Sem eles, nenhum componente funciona corretamente. Assim, se o seu driver estiver com algum problema, instalar a versão mais recente pode solucionar.

Se você não tem nenhuma placa de som dedicada instalada em sua máquina, o áudio é processado por uma placa embutida diretamente em sua placa-mãe. Assim, para baixar o driver de áudio mais recente, acesse o site da fabricante de sua placa-mãe e busque pelo modelo exato que está instalado em seu computador.

Depois disso, haverá uma seção ou aba chamada “Drivers” ou “Downloads”. Nesse página, procure pelo driver de áudio e instale em sua máquina. Fique atento apenas para qual versão do Windows o programa foi desenvolvido. Se baixar um driver compatível com uma versão diferente do sistema operacional utilizado, o software nem sequer instalará. Outro quesito que merece atenção é a data de publicação do driver. Sempre baixe aquele que tiver a data mais recente.

Página para download de drivers da Gigabyte (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Se estiver com dificuldade em achar os drivers da sua placa-mãe, uma simples pesquisa no Google pode facilitar a tarefa. Por exemplo, experimente pesquisar por “baixar driver de áudio placa-mãe gigabyte z77x-ud3h”. Os primeiros resultados deverão levá-lo diretamente para a seção específica no site da fabricante.

2. Use o driver genérico do Windows

O Windows possui uma série de drivers genéricos que funcionam para a maioria dos usuários. Se você não é um audiófilo, ou não usa recursos avançados de sua placa de som, muitas vezes apenas o driver genérico pode funcionar. Para usá-lo, entretanto, é preciso desinstalar o driver dedicado.

Para isso, use as teclas “Windows + X” e escolha a opção “Gerenciador de dispositivos”. Se abrirá uma pequena janela. Procure por “Controladores de som, vídeo e jogo” e clique na seta que se encontra ao lado esquerdo. Novos itens irão surgir. Clique sobre o dispositivo de áudio com o botão direito e selecione “Desinstalar”.

Depois disso, reinicie o computador e veja se o problema foi solucionado.

Desinstalando o driver de som (Foto
... : Reprodução/Felipe Alencar)

3. Configurações de volume

Uma outra causa para este problema é que o Windows pode estar configurado erroneamente apenas para sair som de um dos lados. Para verificar isso, clique com o botão direito no ícone do alto falante, que fica ao lado do relógio do Windows. Clique na opção “Dispositivos de reprodução”.

Em seguida, clique novamente com o botão direito na opção que representa o seu fone de ouvido e vá em “Propriedades”. Vá até a aba “Níveis” e clique em “Balanço”. Veja se as duas opções estão posicionadas no máximo.

Se não estiver, configure da forma correta e clique em “Ok”. Com isso o problema poderá ser resolvido.

Ajustando o balanço do volume (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

4. Outros problemas

Infelizmente, em alguns casos, esse tipo de problema é causado por mau contato na entrada do fone ou mesmo por defeito no próprio fone de ouvido, que rompeu um dos fios. Neste caso, não há nada a ser feito a não ser trocar o aparelho.

Fone de ouvido bluetooth: qual o melhor custo/benefício? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo