O Blood Diet, app da dieta do grupo sanguíneo, é uma boa ferramenta para quem quer adequar a alimentação ao funcionamento do próprio organismo. O aplicativo lista os alimentos benéficos, neutros e a serem evitados por pessoas dos tipos A, B, AB e O. A ideia é descobrir o que é melhor para comer de acordo com o tipo de sangue. 

Aprenda a usar Calorific, app que compara alimentos e ajuda a emagrecer

Achar a comida ideal para cada grupo sanguíneo, segundo o aplicativo, aumenta a eficiência do metabolismo, combate processos inflamatórios e ajuda a reduzir a retenção de líquido, inchaço e gorduras localizadas. Veja como usar o Blood Diet, que é gratuito e está disponível para celulares com Android.

Blood Diet: app ajuda você a perder peso com alimentação ideal (Foto: Divulgação/Blood Diet)

Colsultando os alimentos por categoria

Passo 1. Instale o Blood Diet e abra o app. A primeira tela que você verá é “Food Category” (categoria de alimentos, em inglês). Deslize o dedo para baixo até encontrar a categoria que você deseja consultar. No exemplo, selecionamos “Spices” (temperos).

Tela de categoria de alimentos do Blood Diet (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Será exibida uma tabela que cruza vários tipos de alimentos da categoria com os grupos sanguíneos. O Blood Diet tem quatro marcadores para os alimentos: “Beneficial” (benéfico), identificado com um check verde; “Avoid” (evitar), representado por um “X” vermelho; “Neutral” (neutro), a exclamação amarela; e “Unknown” (desconhecido), um ponto de interrogação cinza. No exemplo abaixo, destacamos “Cornflour” (farinha de milho), que é neutra para o tipo A, mas deve ser evitada pelos grupos B, AB e O.

Tabela de temperos de acordo com o grupo sanguíneo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Na parte superior, fica o campo de busca. Digite o nome do item em inglês e veja os resultados embaixo. No exemplo, entramos na categoria “Dairy Products & Eggs” (laticínios e ovos), e digitamos “Milk” (leite). O programa exibiu todas as variações de produtos com a palavra “milk”. Toque em “Back”, localizado no canto superior esquerdo, para voltar à tela principal.

Localização de alimento por meio de campo de busca (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Conhecendo as outras ferramentas do menu

Passo 1. Voltando à tela inicial, toque no menu princi

... pal para expandi-lo. Veja que há mais cinco ferramentas além da “Food Category”. A primeira delas é o “Bloog Group Details” (detalhes do grupo sanguíneo), que oferece informações sobre cada tipo de sangue. Dê um toque sobre ela para abri-la.
Menu principal do aplicativo Blood Diet (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. A seção conta com quatro caixas, com informações respectivas aos tipos de sangue A, B, AB e O. As descrições dão explicações gerais sobre o antígeno e anticorpos presentes em cada grupo, assim como a compatibilidade para doação e recepção em transfusões de sangue.

Tela de detalhes do grupo sanguíneo do Blood Diet (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Em “Blood Compatibility”, é possível ver a tabela detalhada de compatibilidade para doação e recepção de sangue. O ícone verde representa compatibilidade e o “X” vermelho, incompatibilidade. Veja, por exemplo, que pessoas com sangue “O-” podem doar e receber sangue de qualquer grupo. Já o “O+” pode receber do “O-”, mas não doar.

Tabela detalhada de compatibilidade para doação e recepção de sangue (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Em “Blood Donation Tips” (dicas para doação de sangue), há orientações para quem vai doar sangue. Ter uma boa refeição pelo menos três horas antes da doação, aceitar o lanche oferecido a você logo após tirar sangue e evitar fumar no dia anterior à doação são algumas das dicas fornecidas pelo aplicativo.

Tela de dicas para doação de sangue (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. A ferramenta “Global Search” (pesquisa global) permite consultar os alimentos a partir dos grupos sanguíneos. Ao entrar nela, você verá os quatro tipos de sangue. Toque no seu tipo sanguíneo para consultar os alimentos – neste exemplo, entraremos no grupo A.

Tela principal da ferramenta de pesquisa global por tipo de sangue (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Na parte superior da tela, há uma caixa com os quatro identificadores de alimentos (“beneficial”, “avoid”, “neutral” e “unknown”). Selecione cada um deles e veja a relação completa de todos os alimentos benéficos, liberados, neutros ou de ação desconhecida para seu tipo de sangue.

Listas gerais de alimentos liberados, a ser evitados e neutros do sangue tipo A (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Por fim, em “References” (referências) são apresentadas as referências da literatura que dão suporte ao Blood Diet. Tocando em cada uma delas, você é redirecionado para o site correspondente, saindo do aplicativo.

Referências bibliográficas do Blood Diet (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Android, Windows Phone ou iOS? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo