Existem muitos erros relacionados a rede, mas se seu computador com Windows está apresentando a mensagem “configuração de IP inválida”, o TechTudo mostra como descobrir e resolver isso, e rápido.

Windows 8: como remover as mensagens da central de ações

Windows apresentando erro "configuração de IP inválida”? Veja como resolver (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Por ser um problema decorrente de configuração ou estrutura de rede, será necessário fazer algumas verificações para descobri a causa. Algumas das verificações a seguir, entretanto, exigem conhecimentos específicos. Portanto, se você estiver inseguro e não souber encontrar a informação pedida, o jeito é procurar um técnico ou informar-se com o administrador da rede.

Verifique se o switch da rede está queimado ou com porta queimada

Hub, Switch, Modem e Roteador: quem é quem? (Foto: Divulgação/HP)

A primeira coisa a ser verificada é o equipamento que distribui o acesso a rede. Faça uma verificação visual para saber se ele está queimado, nesse caso, a constatação é simples: nenhuma das luzes de indicação estarão acessas. Para resolver, você deve fazer a substituição do switch.

Se apenas a porta por onde o computador problemático está conectado estiver desativada (luz indicativa apagada), ela pode esta queimada. Para resolver a situação, basta pegar o cabo conectado nela e inseri-lo em uma saída que esteja funcionando.

Entretanto, como o comprometimento de algumas portas pode prejudicar o operação total do aparelho depois de certo tempo, assim como no primeiro caso, é recomendável a substituição do switch o mais breve possível.

Verifique se a placa de rede está usando uma configuração válida para a rede

Se tudo estiver certo com o switch e a placa de rede estiver com a luz acessa (ou seja não está queimada), resta verificar se ela está usando uma configuração válida. Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Clique com botão direito do mouse no ícone de rede que fica perto do relógio do Windows na barra de tarefas. No menu, clique na opção “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”;

Abrindo a Central de Rede e compartilhamento do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro da “Central de Rede e Compartilhamento“, clique na opção “Alterar as configurações do adaptador”;

Acessando a opção de alteração das configurações do adaptador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em  “Conexões de Rede”, clique com o botão direito do mouse na conexão que deseja verificar. No menu exibido, clique no item “Propriedades”;

... g" alt="Acessando as propriedades do adaptador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)" height="349" width="695">Acessando as propriedades do adaptador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na janela de propriedades do adaptador, procure e clique na opção “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)”, ela fica dentro do quadro “Esta conexão utiliza os seguintes itens:”. Depois, clique no botão “Propriedades”;

Acessando as propriedades TCP/IP do adaptador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se a rede usa endereço fixo, confirme com o administrador se as informações exibidas estão de acordo com o padrão usado. Se as informações estiverem incorretas,faça as alterações necessárias. 

Quando terminar, clique no botão “OK” de todas as janelas;

Configuração valida com IP fixo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Se a rede usa endereço dinâmico (configuração automática), verifique se as opções “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente" estão marcadas (para mais detalhes sobre isso, veja esse tutorial).

Configuração valida com IP dinâmico (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Verifique se sua conexão está oferecendo uma configuração válida

Em redes em que os computadores usam configuração automática e não conseguem se conectar, isso pode indicar que o servidor DHCP (que fornece essa configuração) está fora do alcance, por algum motivo.

Nesse caso, verifique com o administrador da rede se o servidor de configurações de redes está ativo e peça a ele para ativar novamente o servidor.

Verifique se a placa de rede está funcionando corretamente

Se você não identificar nenhum dos problemas anteriores , experimente conectar o cabo de rede do computador em outro equipamento (como um notebook). Se ele conseguir conectar normalmente, isso significa que sua placa de rede pode estar queimada ou funcionando parcialmente. Substitua ela e seu problema estará resolvido.

Problemas de rede sempre podem ser resolvidos com as devidas verificações. Nesse caso, apesar da mensagem, é preciso fazer todos esses testes para saber realmente a verdadeira causa. Resolvido isso, você já pode usar o computador tranquilamente.

Caso precise de mais informações sobre problemas de rede, consulte esse outro tutorial do TechTudo. Usa rede wireless? Veja esse tutorial. Caso você tenha alguma outra dúvida, pergunte no Fórum do Techtudo.

 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo