Conexão segura é a forma mais comum usada por navegadores e aplicativos para trocar dados com outros servidores na Internet. Para garantir que a comunicação é segura, o servidor fornece um certificado de segurança SSL, que deve ser emitido por um serviço especializado e pode ser conferido online. Caso estes dados sejam diferentes, os navegadores modernos são configurados para rejeitar o acesso automaticamente, o que pode resultar em um erro de conexão. Se você possui navegador Google Chrome, saiba como resolver o erro SSL.

Como jogar offline no Google Chrome

Problemas de SSL impedem conexões com sites (Foto: Reprodução/Chrome )

O Google reconhece tipos diferentes de erros de SSL. Dois possuem soluções comuns:

“O servidor possui uma chave pública Diffie-Hellman efêmera fraca” - “ERR_SSL_WEAK_EPHEMERAL_DH_KEY”
“Esta página da Web não está disponível” - “ERR_SSL_VERSION_OR_CIPHER_MISMATCH”

Para serem exibidos, significa que há algum erro de configuração do servidor, ou seja, há muito pouco que o usuário final possa fazer. Uma dica é tentar recarregar o site usando o comando ctrl+F5 para forçar o navegador a baixar os elementos da página novamente.

Se não funcionar, tente acessar uma versão não criptografada do site, mudando o protocolo HTTPS:// da URL para HTTP://. Mas muitos servidores não permitem este tipo de conexão, voltando para a versão segura automaticamente.

Se estas dicas não funcionarem, espere algumas horas para que a equipe responsável pelo site possa resolver o problema. Se quiser, entre em contato com o serviço para informá-los o que está acontecendo. Esta também é a ação recomendada quando o Chrome exibe o erro ERR_SSL_FALLBACK_BEYOND_MINIMUM_VERSION.

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.

Um outro tipo de erro que pode ocorrer é o de erro de data: “NET::ERR_CERT_DATE_INVALID”. Mas é simples resolver este erro de certificado inválido

Uma última forma de resolver os erros de certificado SSL é programar o Chrome para ignorar erros e manter a conexão mesmo se for considerada insegura.

A recomendação é usar este método apenas para situações de emergência, evitando-o em situações cotidianas que podem ser resolvidas de outras formas.

Passo 1. Clique no atalho do Google Chrome na sua área de trabalho e, em seguida, em “Propriedades”;

Aplicativos podem ser alterados através de atalhos no Windows (Foto: Reprodução/Chrome)

Passo 2. Localize a opção “Destino” e adicione a tag “

... –ignore-certificate-errors” após o atalho completo. Em seguida, clique em OK.
Alteração modifica o comportamento do Chrome (Foto: Reprodução/Chrome)

Pronto! Agora quando você iniciar o navegador através deste atalho. O browser vai ignorar automaticamente qualquer problema de certificado nos sites acessados. Para desfazer esta alteração, basta repetir os passos acima e remover a tag do atalho.

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo