Anunciada em maio deste ano, o Refresh Windows é, supostamente, a ferramenta prometida pela Microsoft que permite fazer uma instalação limpa no Windows 10. O recurso com download “vazado” foi publicado pelo perfil @WalkingCat no Twitter, na última quarta-feira (15).

Windows 10 ganha builds 14366 e 14364 com update para PC e celular

Vale lembrar que o programa é voltado para um grupo específico de usuários, que podem testar ferramentas antes da liberação para o público final, com builds atualizadas da plataforma desktop.

Refresh Windows vaza em site como suposta ferramenta da Microsoft (Foto: Reprodução/mspoweruser)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

É importante destacar que baixar programas ou executáveis (.exe) de fontes desconhecidas pode ser perigoso, por ocultar vírus ou malware. Dê preferência para a liberação oficial do software pela fabricante.

O grande destaque do Refresh Windows é a instalação limpa da versão mais recente do Windows 10. Segundo o site MsPowerUser, a ferramenta parece ser voltada para o grupo mais recentes de testes de versões mais estáveis, com o Windows 10 Insider Preview.

Isso significa que, com o recurso, o Windows 10 seria baixado novamente sem reaproveitar parte da plataforma que já está no PC. Ao contrário da restauração ou instalação “tradicional”, o Windows 10 “limpo” não mantém mudanças ou programas adicionados pelos usuários e fabricante do computador. 

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

O sistema fica mais leve e a função ainda pode corrigir erros na plataforma, caso tenha códigos corrompidos, por exemplo.

Com o Refresh Windows, segundo as imagens vazadas, o usuário poderia manter os arquivos pessoais, deletando apenas as configurações e apps.

... HWKX2jXFg9OdB2FX44qwseaKVo=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/06/16/vmplayer_2016-06-16_00-29-57.png" width="695">Refresh Windows promete instalar versão limpa do sistema operacional (Foto: Reprodução/mspoweruser)

Outra opção é a formatação completa, apagando todas as informações. Vale lembrar que o usuário que atualiza o computador para o Windows 10, atualmente, tem a opção de baixar o sistema operacional em formato ISO para fazer a instalação limpa

Via MsPowerUser



>>> Veja o artigo completo no TechTudo