Uma nova versão do navegador Opera promete economizar a bateria dos notebooks que precisam operar sem carregar por muito tempo, ou pelo menos mais algumas horas. A redução pode chegar até 49% de energia, dependendo das condições em que o dispositivo é usado. A atualização Opera 38, disponível para download, também possui bloqueador de anúncios e mais recursos para a aba Speed Dial que ajuda a gerenciar os sites mais visitados. 

Opera ganha economia de energia para notebooks; saiba como usar no seu PC

Opera ganha recurso que economiza bateria no Windows e no Mac OS (Foto: Divulgação/Opera)

O modo de economia de energia já estava disponível em fase de testes, na versão para desenvolvedores. Mas, agora, foi considerado estável o suficiente para ser levado à versão final do navegador. Segundo o Opera, testes mostraram que um notebook operando com o aplicativo, o recurso e com antivírus habilitado, teve uma vida útil de 2h56min de bateria. Em comparação, o mesmo aparelho durou apenas 1h54min quando usado com o concorrente Chrome.

Ative a economia de bateria no Opera sempre que precisa no seu computador (Foto: Divulgação/Opera)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A economia de energia também ajuda a reduzir o calor produzido pelo notebook durante o verão, que alcançaram um valor até 3ºC menor com o aparelho ligado. Para ativar a função, é preciso ir até as configurações do navegador e clicar no botão “Sempre exibir o ícone de economia de energia”. Em seguida, clique no ícone ao lado da barra de endereços conforme a foto [ao lado].

Modo Economia de Bateria poderá manter a temperatura em até 3 graus (Cº) mais fria no PC (Foto: Divulgação/Opera)

VPN do Opera protege o IP também em torrents? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Nessa atualização foi incluído também um novo modo de bloqueio de anúncios nativo que funciona independente de extensões e novas opções de edição para a aba Speed Dial, que incluem restaurar links apagados por engano e a possibilidade de usar uma foto do computador como fundo de tela.

... >O navegador também está gerenciando melhor os plugins que não estão sendo usados: pausando-os automaticamente, reduzindo a taxa de quadros por segundo e inicializando a CPU mais rápido.

Compare Opera X Chrome em economia de bateria

Chrome vs Opera; navegadores e o consumo de energia em computadores domésticos (Foto: Divulgação/Opera)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo