Pokémon Go, game que chegará em breve aos celulares do mundo todo, teve detalhes oficiais revelados pelo estúdio Niantic Labs. As batalhas serão bem diferentes das que são vistas na série Pokémon, lançada nos portáteis da Nintendo. Além disso, também haverá novidades na forma de capturar os monstrinhos e trocá-los com amigos.

Pokémon Sun e Moon são os novos jogos da Nintendo para 3DS

Quantidade

A primeira novidade oficial é sobre a quantidade de monstrinhos presentes no game – Pokémon Go terá pouco mais de 100 Pokémon disponíveis no início, com mais que poderão chegar, via atualizações, no futuro. Contudo, é um número bem distante dos mais de 700 que já existem em todas as gerações.

Espere ver muitos Pokémon em Go (Foto: Reprodução/Serebii)

A produtora promete que eles serão bem variados e com muitas opções entre si, e os Pokémon mais famosos também estarão presentes no jogo. Podemos esperar, pelo menos, pelo quarteto Pikachu, Squirtle, Bulbasaur e Charmander, que já foram vistos nas imagens e vídeos de divulgação.

Como vai funcionar a captura?

A captura em Pokémon Go será simplificada e não envolverá batalhas contra Pokémon selvagens, como é nos videogames. Quando um monstrinho de bolso está em sua área, o jogador será alertado com alerta de vibração no celular. A partir daí, ele ou ela poderá lançar a Pokébola para entrar em uma espécie de minigame e capturar a criatura.

Captura será bem diferente em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Serebii)

O processo foi facilitado de propósito, com o objetivo de facilitar o acesso ao jogo e também evitar que os jogadores fiquem muito tempo parados batalhando contra Pokémon selvagens.

Pokémon sem nível

Os Pokémon em Go não terão níveis e não vão evoluir da maneira tradicional. Em vez disso, os jogadores terão seu nível de treinador – será preciso que eles próprios evoluam para conseguir novas formas e outros benefícios.

O treinador terá nível em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Serebii)

Como esse nível sobe? Quanto mais Pokémon o jogador encontrar ao explorar o mapa, maior nível ele terá. Quanto mais capturar, maiores as chances de ser um treinador lendário.

Evolução diferentes

A evolução também será diferente. Como os Pokémon não têm níveis, será preciso conquistar mais e mais monstrinhos de bolso do mesmo tipo – assim, aqueles já capturados podem evoluir com segurança.

Evolução terá outros tons em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Serebii)

A forma de evolução escolhida foi um pouco estranha e destoa bastante dos outros jogos da série. No entanto, é também uma forma que a produtora encontrou para incentivar que os jogadores capturem cada vez mais.

... rong>Como funcionarão as batalhas

As batalhas em Pokémon Go serão totalmente diferentes do que é visto nos jogos tradicionais da série. Em vez de um menu parado para escolher um golpe, o jogador terá que arrastar o dedo na tela de toque do aparelho para poder atacar.

Cenas de batalhas de Pokémon Go (Foto: Reprodução/Serebii)

Assim, as batalhas também prometem ser mais rápidas que o normal, com mais ação e menos tempo para pensar. Outra forma de agilizar os embates realizados na rua, pensando possivelmente na movimentação dos jogadores.

Ginásios e lojas

Os ginásios e lojas estarão presentes no jogo. Os ginásios, porém, serão diferentes: cada jogador poderá participar de um dos três ginásios disponíveis no jogo: grama, fogo e água, e deixar seus Pokémon “vigiando” um deles disponível no mapa, de acordo com sua facção. A partir daí, as batalhas podem ocorrer contra outros jogadores.

Pokémon Go terá ginásios e lojas (Foto: Reprodução/Serebii)

As lojas também serão encontradas no mapa do game, próximos a locais movimentados e bem populados, como museus, shoppings, monumentos e mais. Será possível comprar itens para seus Pokémon.

Dinheiro real

Pokémon Go será um jogo gratuito, mas isso não quer dizer que não envolva compras. O game vai oferecer compras com dinheiro real para itens mais raros ou mais complexos de se obter, no geral.

Pokémon Go permitirá comprar coisas com dinheiro real (Foto: Reprodução/Serebii)

É possível que alguns destes itens envolvam melhorias para os Pokémon em batalhas e PokéBolas mais eficientes, que capturam monstrinhos mais lendários ou difíceis de conseguir no mapa.

Pokémon X & Y atendeu as suas expectativas? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo