A Asus anunciou durante a Computex 2016 uma nova linha de produtos. Além dos tradicionais smartphones e notebooks, a fabricante lançou o Zenbo, um simpático robô que promete auxiliar os usuários nas mais diversas tarefas domésticas. O design parece uma fusão do Wall-E (Pixar) e do BB-8, de Star Wars.

ZenBook 3 da Asus é mais fino e promete ser mais rápido que MacBook

Em uma aparição ao vivo feita no palco do evento, o Zenbo se mostrou capaz de tirar fotos e fazer pesquisas na Internet. Além disso, pode ajudar na preparação de receitas, fazer ligações, realizar compras online, contar histórias e interagir com outros objetos conectados, como TVs, lâmpadas e portas. Na prática, o aparelho é concorrente do Google Home.

Zenbo é o novo robô da ASUS apresentado na Computex 2016 (Foto: Divulgação/ASUS)

O Zenbo é dotado de três rodas, o que lhe permite se locomover livremente por superfícies lisas. Isso mostra que é um robô doméstico, feito para ser usado em casa. Sua cabeça é uma tela sensível ao toque que, na maioria do tempo, simula um rosto no estilo mangá. Porém, também exibe uma série de outras informações, dependendo do contexto.

Nas palavras do próprio presidente da ASUS Jonney Shih, o Zenbo é um pequeno companheiro que deve estar presente no cotidiano das pessoas. O robô, porém, parece ter sido especialmente pensado para auxiliar crianças e idosos, já que é controlado na maioria das vezes por comandos de voz, perfeito para quem não tem tanta experiência com equipamentos tecnológicos.

O Zenbo é controlado por comandos de voz (Foto: Divulgação/ASUS)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

No vídeo de demonstração, o Zenbo foi exposto como uma câmera de vigilância. Se uma pessoa, por exemplo, cai e se machuca, o robô é capaz de tirar uma foto e ligar para o familiar mais próximo. Inclusive, o aparelho pode fazer uma videoconferência na hora para que os familiares possam conversar com o usuário para saber a gravidade da situação.

... h="695">Robô pode contar histórias para as crianças (Foto: Divulgação/ASUS)

O mais impressionante do Zenbo, entretanto, foi seu preço. No exterior o aparelho custará US$ 599, o preço de um smartphone top de linha. Em uma conversão direta, isso dá cerca de R$ 2.160. 

Infelizmente, a fabricante não citou nenhuma data de lançamento, mas espera lançar o robô ainda em 2016. Além disso, a ASUS Brasil já confirmou o interesse em importar o Zenbo para o mercado brasileiro, mas ainda não há nada confirmado. 

Dell, Acer, Samsung ou Asus: qual notebook comprar? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo