Silent Hill é uma das mais clássicas e aclamadas séries de terror no mundo dos videogame. Apesar de alguns capítulos mais fracos, sempre foi inspiração para outros títulos do gênero, especialmente após o cancelamento da demo P.T. em 2015. Confira alguns dos muitos jogos de terror que se inspiraram em Silent Hill.

Silent Hill e mais: relembre os melhores jogos de terror dos anos 90

Allison Road (PC)

Após o cancelamento de P.T., Allison Road foi uma das alternativas de maior destaque. O conceito do game é bastante semelhante, já que coloca o protagonista com amnésia, sozinho e em primeira pessoa, para explorar uma casa. Aos poucos, o usuário encontra objetos que montam uma narrativa sutil e começa a ser assombrado por uma força sobrenatural misteriosa.

Allison Road traz uma nova casa assombrada para jogadores órfãos de Silent Hill e P.T. (Foto: Reprodução/TGG)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Back in 1995 (PC, PS4, PS Vita)

Enquanto a maioria dos games da lista é baseada no recente P.T., Back in 1995 busca inspiração no primeiro Silent Hill, lançado em 1999. Assim como em Silent Hill, a história acompanha um pai que precisa resgatar a filha desaparecida. Os gráficos são bem retrô e lembram os jogos da época do PlayStation One e Sega Saturno.

Com gráficos retrô, Back in 1995 se inspira no primeiro Silent Hill (Foto: Reprodução/All PC Game)

Visage (PC)

Também inspirado por P.T., em Visage o usuário está em uma casa misteriosa em que várias famílias tiveram mortes estranhas. As visões destes acontecimentos aparecem conforme o jogador explora cada cômodo, e é preciso encontrar pontos em comum nas mortes para desvendar o mistério que habita o local. Porém, quanto mais você investiga, mais claro fica que alguma força não deseja que você descubra a verdade.

Em Visage forças sobrenaturais tentarão impedir suas investigações (Foto: Reprodução/Kickstarter)

Lone Survivor (PC, PS4, PS3, Vita, Nintendo Wii U)

Criado por um designer amador chamado Jasper Byrne, Lone Survivor tenta capturar toda atmosfera perturbadora de Silent Hill. No inusitado jogo 2D, um único sobrevivente tenta manter a sanidade e evitar os monstros. Jasper ficou mais conhecido pelo seu game anterior, Soundless Mountain 2, praticamente uma versão 2D de Silent Hill 2.

... om/po/tt2/f/original/2016/05/04/lone-survivor-silent-hill.jpg" width="695">Lone Survivor é o único jogo da lista que consegue assustar em 2D (Foto: Reprodução/PS4 Blog)

Layers of Fear (PC, PS4, Xbox One)

Em Layers of Fear há alguns pontos marcantes que fazem toda a diferença. O jogador controla um pintor insano que precisa terminar uma obra-prima. Para isso, vaga por sua mansão vitoriana em busca de itens que trarão lembranças e novas camadas para a obra. Quanto mais o pintor mergulha nas memórias, cheias de terror e corpos, mais clara fica a razão da insanidade.

Layers of Fear traz uma dose de insanidade artística ao estilo de Silent Hill (Foto: Reprodução/Three-Headed Monkey)

Soma (PC, PS4)

Dos mesmos criadores de Amnesia: The Dark Descent, SOMA se inspira em vários games, alguns óbvios como BioShock e outros nem tanto, como Doom 3. Os jogadores precisam escapar da plataforma submarina antes que sejam mortos pelas máquinas do local. Segundo a equipe, a inspiração de Silent Hill está na forma como o usuário faz parte de toda a situação perturbadora, e não apenas assiste.

Soma traz o terror do isolamento em um lugar onde máquinas perderam o controle (Foto: Reprodução/New Game Network)

Eleanor’s Stairway (PC)

Além de uma notável influência de P.T., Eleanor’s Stairway inspira-se também em uma clássica música dos Beatles, “Eleanor Rigby”, que fala principalmente de solidão. O game conta sobre uma maldição que se espalha para qualquer um que ouça a história de Eleanor, uma menina que viveu toda a vida sozinha, trancada em uma mansão vazia – onde agora o jogador se encontra.

Além de Silent Hill o game de terror Eleanor's Stairway se inspira também nos Beatles (Foto: Reprodução/YouTube)

Sylvio (PC)

Diferentemente de outros da lista, Sylvio é um pouco mais voltado para o lado FPS como game, mas a inspiração de Silent Hill fica clara no cenário. A história se passa em um parque de diversões abandonado, fechado após um soterramento e repleto de vozes do além de crianças. A forma como o local anteriormente alegre e cheio de vida é subvertido para se tornar assustador é um dos principais truques da série Silent Hill.

Sylvio é mais voltado para os combates, mas ainda traz uma dose de terror (Foto: Reprodução/Indie Game Magazine)

Husk (PC)

Igualmente inspirado por Silent Hill e Alan Wake, Husk é da mesma produtora do game Kholat, a polonesa IMGN.pro. Na história, usuários precisam encontrar a família em uma cidade do interior dos Estados Unidos após o trem descarrilar. Porém, assim como em P.T., há áreas de looping em que o jogador fica preso infinitamente até descobrir o que fazer.

Husk tem o terror de Silent Hill mas também o estilo de cidade de Alan Wake (Foto: Reprodução/Gamersyde)

Forgotten Memories: Alternate Realities (iOS, PC, Vita)

Como em vários outros jogos dessa lista, em Forgotten Memories: Alternate Realities você é uma investigadora que procura por uma garotinha desaparecida. No entanto, a busca te leva para um macabro manicômio abandonado. Com belos gráficos, o game confia na iluminação para deixar o jogador sempre tenso e utiliza manequins para manter a atmosfera sempre perturbadora.

Forgotten Memories: Alternate Realities confia em um clássico do terror: manequins, como os de Silent Hill (Foto: Reprodução/AppGamer)

Qual o melhor jogo de terror? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo