Shadowplay é uma ferramenta exclusiva criada pela nVidiapara gravar trechos dos seus gameplays. Depois, você pode enviá-los para o YouTube ou até mesmo para o Twitch. Neste tutorial, aprenda a fazer isso em poucos passos.

Relembre os lançamentos das placas de vídeo ‘tops’ da Nvidia de 2014 

Shadowplay

Shadowplay funciona apenas dentro de uma lista de especificações. Para rodar a ferramenta no seu computador, é necessário ter:

Sistema operacional Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 
Memória RAM  2 Gb
Espaço disponível em disco  20 Mb
Resolução  Tela de 1024×768 até 3840×2160 
Processador
Intel Pentium G Series, Core 2 Duo, Quad Core i3, i5, i7 ou mais recente/ AMD Phenom II, Athlon II, Phenom X4, FX ou mais recente 
Placa de vídeo:  GeForce GTX 900, 700, 600, 900M, 800M, 700M e alguns modelos 600M Series. 

Passo 1. Baixe o programa de atualização de drivers da nVidia, o GeForce Experience. Para fazer o download da instalação, clique aqui. Com ele, você poderá acessar o Shadowplay no computador.

Após instalá-lo na máquina e atualizar todos os drivers necessários, você provavelmente verá essa tela:

Tela de configuração do Shadowplay. (Foto: Reprodução/Tom’s Hardware)

Passo 2. Note que existe um botão Shadowplay no canto superior direito. Clique nele para abrir a ferramenta. Nela, você verá um botão de liga e desliga, assim como quatro opções diferentes.

Em Modo, você escolhe se pretende gravar o vídeo de maneira manual ou em sombra. A “gravação em sombra” atua da seguinte maneira: mesmo quando você não apertou as teclas para começar a gravar o gameplay, o Shadowplay consegue registrar as imagens e os sons reproduzidos. Se você quiser recuperá-los, basta apertar as teclas selecionadas.

Janela do Shadowplay. (Foto: Reprodução/Tom’s Hardware)

Em Modo, você também pode escolher se quer transmitir o jogo para o Twitch. Para isso, é necessária uma conta no serviço.

Tempo de Sombra é o período em que o Shadowplay consegue armazenar seu gameplay sem que você peça. O período máximo é de 20 minutos. As duas últimas opções são relacionadas à qualidade da gravação e as saídas de áudio que serão capturadas.

Passo 3. Feito isso, dentro do GeForce Experience, selecione a aba “Games/Jogos”. O Shadowplay apenas gravará vídeos de jogos que são incluídos e reconhecidos dentro do programa.

Normalmente, o programa identifica sozinho os games instalados, mas você pode incluí-los manualmente. Para isso, vá até Configurações/Preferences e adicione o endereço da pasta do título que você deseja.

... lbimg.com/Tsp251Pu07QVooqNxOgnanQMw0M=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/01/16/2015-01-15_15-26-18.jpg" alt="2015-01-15_15-26-18" height="500" width="695">Configuração de jogos dentro do Shadowplay. (Foto: Reprodução/Tom’s Hardware)

Com tudo pronto, basta iniciar o game e colocar o Shadowplay para funcionar. É válido lembrar que os vídeos criados com a ferramenta da nVidia podem apresentar problemas ao serem editados em programas como Sony Vegas e Adobe Premiere. Para resolver isso, você pode converter os vídeos, usando codecs compatíveis com esses programas.

Dentro da nossa lista de dicas e tutoriais, que pode ser acessada clicando aqui, você pode verificar diversas formas de conversão de vídeos.

Você já criou um gameplay? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo