O Telegram, um mensageiro com funções similares ao WhatsApp, vem enfrentando dificuldades técnicas na tarde de hoje (2). O problema está relacionado com a alta procura por alternativas ao WhatsApp bloqueado, o que fez com que usuários não recebessem o SMS com o código de confirmação do ingresso na rede do app.

Nove motivos para continuar usando o Telegram

Segundo os responsáveis pelo Telegram, mais de um milhão de internautas brasileiros fizeram o download e o cadastro para usar o app. Eles fazem isso uma vez que o WhatsApp está fora do ar, devido a uma decisão da Justiça em Sergipe.

Fulano "entrou no Telegram", informa mensagem sempre que algum contato faz um cadastro no mensageiro (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ainda de acordo com os criadores do aplicativo, as redes das operadoras de celulares não suportaram o envio de SMS com códigos de confirmação. Assim como acontece no líder de mercado WhatsApp, também no Telegram é necessário inserir o número de telefone (com DDD) e esperar uma mensagem de texto com um código. Somente depois desta verificação é que as pessoas podem acessar o aplicativo e trocar fotos, vídeos, GIFs, stickers e também participar do chat.

"Desculpem, Brasil! Suas redes de celular não conseguem processar tantos SMS de verificação quantos estamos enviando", informou o app em uma postagem no Twitter.

Entre os recursos mais interessantes do Telegram está o envio de stickers, imagens que servem para ilustrar as conversas. O aplicativo utiliza os populares emojis como atalho para acessar os stikers. Além disso, o programa conta com formas facilitadas de enviar GIFs animados.

O chat secreto do Telegram também se destaca por permitir que um internauta determine o tempo em que uma mensagem vai aparecer na tela do amigo. Depois daqueles poucos instantes, o conteúdo enviado desaparece. Caso o destinatário tenha feito um print da tela, o app tamb

... ém avisa deste ato.

Como usar o WhatsApp mesmo com o bloqueio

Apesar de o WhatsApp estar offline no Brasil, ainda é possível acessar o aplicativo. Para tanto, é necessário usar um aplicativo de VPN, espécie de rede privada que não se baseia nos Estados Unidos. No vídeo abaixo, saiba como usar uma VPN para acessar o WhatsApp bloqueado no Wi-Fi, 3G e 4G.

O Telegram vai passar o WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo