Uma foto ou vídeo de celular, enviada em uma rede social, com prazo de até 10 segundos para expiração – este é o Snap, produto do Snapchat, aplicativo mobile desenvolvido por estudantes da Universidade de Stanford. Com Snaps publicados, as pessoas compartilham imagens do seu cotidiano, que podem ser vistas pelos seus seguidores da rede social.

Snapchat Trophies: Como conseguir troféus e badges na rede social

Há duas formas de mandar um Snap: publicando de maneira privada, por mensagem direta para um contato, ou spublicando na seção de histórias, fazendo com que seu snap possa ser visualizado por todos os seguidores sem qualquer distinção.

Snapchat: O que é um Snap? (Foto: Reprodução/Snapchat)

Quando o Snap é enviado por mensagem, o autor da imagem define por quanto tempo poderá ser visualizada, variando de um a dez segundos. Depois, a foto vai desaparecer definitivamente. Entretanto, quando o Snap é publicado no histórico, a imagem fica disponível para visualização ilimitada dos amigos e seguidores, por 24 horas, e só depois desaparece.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone


A popularidade do Snapchat é maior entre jovens e adultos de 13 a 34 anos, de acordo com análise do próprio Snapchat, que realizou uma pesquisa nos Estados Unidos e concluiu que 60% dos usuários de smartphones nessa faixa etária são “snapchatters”. Trata-se de um público atraído pela ideia do personalismo dessa rede, pela sensação de imediatismo, desprendimento e conforto proporcionado por um ambiente onde não há a preocupação com a manutenção do histórico de um perfil. 

Algumas dicas podem aumentar o seu número de seguidores no Snapchat (Foto: Camila Peres/TechTudo)

O Snapchat é um aplicativo divertido, especialmente porque é possível adicionar um toque pessoal às fotos com filtros, emojis, efeitos, troca de rostos e outros recursos que dão graça às publicações. São brincadeiras espontâneas e improvisadas que fazem o usuário rir

... como se fossem gafes ao vivo, inesperadas, que vêm e vão com o tempo, construindo uma história de pequenos momentos.

Vale careta, pose de diva, remédio contra o tédio e bagunça com a turma. É bom para cobrir eventos, mostrar o agito da balada ou registrar momentos importantes. Há quem faça desabafos, denúncias e reclamações. Por seu caráter imediatista, muita gente aproveita para "mandar nudes", achando que serão esquecidos com o tempo. O Snapchat avisa quando alguém tira um print (screenshot da sua foto), mas há maneiras de fazer isso sem ativar o alerta. Curioso? Veja dicas de como usar o Snapchat.

Não consegue verificar o e-mail do Snapchat? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo