Depois de um longo período de testes, os aplicativos Android podem, finalmente, desembarcar no Chrome OS. Um dos sinais para a atualização está na versão para desenvolvedores do sistema, que traz a opção para habilitar apps de smartphone nativamente no Chromebook

Novo Chromebook da Acer tem bateria que pode durar 14 horas

A novidade pode chegar em maio, mês em que ocorre a conferência Google I/O em Mountain View, Califórnia. O recurso, se confirmado, irá representar uma mudança grande para os notebooks do Google, que funcionam principalmente com conexão à Internet ativa o tempo todo.

Opção em versão beta do Chromebook indica para uso de apps Android (Foto: Divulgação/Acer)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

A versão 51 do Chrome OS, por enquanto liberada somente para quem testa o software Beta, contém a opção “Habilitar apps Android para rodar no seu Chromebook” nas configurações. Ao ativá-la, o usuário se depara com um tutorial para começar a usar “mais de um milhão de apps da Google Play” imediatamente. O assistente, porém, fecha logo em seguida.

Uma vez implementado, o acesso a programas Android irá permitir baixar e instalar boa parte dos aplicativos presentes na Google Play Store. Isso inclui o download de apps populares, como Facebook e Snapchat, e jogos originalmente destinados para rodar no celular ou no tablet.

Alguns títulos só deverão ficar habilitados em modelos equipados com tela sensível ao toque, como o Chromebook Pixel, e outros poderão ser adaptados para teclado e trackpad. Porém, de qualquer forma, a novidade promete ser um grande avanço para um sistema que tem várias limitações para operar offline.

Chrome OS já traz opção para habilitar apps Android (Foto: Reprodução/Reddit)

Histórico 

O Google já havia testado o funcionamento de alguns aplicativos como Vine e

... utolink-topico-tip">Evernote em Chromebooks, para depois lançar uma extensão, a Google Chrome ARC Welder, para converter arquivos APK de programas Android em versões compatíveis com o Chrome OS. Embora pudesse ser usada para instalar Facebook Messenger e Instagram, o plugin não funcionava com vários outros apps.

Via Ars Technica

Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo