O USB-IF, Fórum de Implementação responsável pelas especificações do padrão USB, anunciou um novo certificado de autenticação para aumentar a segurança do padrão Tipo-C. O objetivo da medida é possibilitar que um dispositivo compatível com o formato possa identificar se o cabo conectado ao aparelho é seguro, evitando problemas similares aos que ocorreram após o lançamento da categoria.

Como comprar cabo USB-C com entrada tipo A sem prejudicar seu aparelho

O programa consiste em um protocolo de autenticação que vai permitir que celulares e computadores detectem se os cabos e carregadores com USB-C são seguros no momento em que são conectados. A tecnologia também faz alertas antes da transmissão de qualquer tipo de dado ou energia.

Novo padrão de segurança pode detectar cabos USB Tipo-C defeituosos (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Os novos cabos deverão vir com uma assinatura da USB-IF criptografada em 128 bits, que é identificada pelo dispositivo no momento da conexão. Se o cabo possuir o selo, significa que foi aprovado pelos testes e é seguro para uso.

O certificado também vai permitir a implementação de outras soluções de segurança. Uma instituição, como bancos, por exemplo, que precise evitar que dispositivos duvidosos sejam conectados aos computadores, pode criar periféricos com assinaturas próprias e fazer com que só sejam autorizados em seus terminais.

O acordo é uma solução que deve ser implementada por fabricantes, portanto, ainda deve levar alguns meses até que novos produtos contenham o protocolo. Outro fator que pode levar ao atraso da adoção do padrão é que muitos computadores e smartphones ainda não são compatíveis com o USB Tipo-C.

Segundo o diretor do grupo de promoção do USB 3.0 Bra

... d Saunders, a medida vai ajudar a proteger os dispositivos compatíveis. “Nós antecipamos a necessidade de uma solução para aumentar a integridade da interface USB e apoiar o crescente ecossistema do USB Tipo-C. O novo protocolo dá aos fabricantes as ferramentas para se defenderem contra equipamentos ruins, como cabos e carregadores”, explica.

Via Digital Trends e USB-IF

O cabo USB 3.0 é melhor? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo