Uma pesquisa do Facebook revela que a plataforma está estudando formas de permitir que seus usuários ganhem dinheiro quando postarem conteúdo novo na rede social. As perguntas foram feitas para um grupo seleto de pessoas que possuem contas verificadas e queia saber qual seria a melhor opção para que eles possam receber ao compartilhar posts. Entre elas estariam alternativas como botões de doação e a possibilidade de receber uma parcela dos anúncios.

Emojis em 3D para vídeos do Snapchat chegam no iPhone

Ainda não se sabe se o Facebook pretende dar acesso a estes recursos para todos. A rede social não possui formas de permitir que ganhem dinheiro ao postar, mas já permitiu a venda de anúncios dentro de seu programa de artigos instantâneos (Instant Articles), que está disponível para páginas verificadas.

Facebook pode criar maneira de você receber dinheiro pelos seus posts (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Outros testes da rede social incluem anúncios entre as sugestões que aparecem após a exibição de vídeos, que renderiam dinheiro para quem os publica. O objetivo é fazer com que estas ferramentas sejam disponibilizadas para mais usuários, facilitando a concorrência com outros sites que já pagam por conteúdo, como YouTube.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo.

O Facebook disse ao The Verge que pretende criar formas para incentivar usuários a usarem seus sistemas, mas ainda está ouvindo feedbacks.

Ainda é cedo, mas estamos determinados a criar modelos de monetização sustentáveis 
Facebook

“Ainda é cedo, mas estamos determinados a criar modelos de monetização sustentáveis e estamos ouvindo o feedback”, disse uma representante da rede social sobre a monetização de posts.

Além das perguntas sobre monetização, a pesquisa também queria saber como os usuários usam seus perfis pessoais e que tipos de coisas eles compartilham, além de informações sobre seus amigos na rede social.

Outros dados são sobre quais dados sobre o uso do Facebook seriam mais interessantes, o que é útil para marcas.

Apesar da divulgação da pesquisa por parte dos usuários, o Facebook ainda não deu informações mais detalhadas sobre como irá funcionar esse sistema, portanto não se sabe exatamente como serão as opções de arrecadação nem para quem ou que tipo de usuário a plataforma estará disponível. Segundo a rede social, não há planos para mudanças nesta área a curto prazo, e pode demorar para que todo o sistema seja criado.

... aber melhor forma para remunerar usuários verificados (Foto: Reprodução/The Verge)" height="509" src="//s2.glbimg.com/wQouf2RmzaZ3AkmLkxvi_q-Nopw=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/04/20/hero10.jpg" width="695">Pesquisa do Facebook quer saber melhor forma para remunerar usuários verificados (Foto: Reprodução/The Verge)

O Facebook não é a primeira rede social a pensar em formas de pagar seus usuários que gastam muitas horas navegado. Sites de vídeos como o YouTube já monetizaram sua plataforma há anos e outras plataformas, como o Tsu, também usam anúncios para remunerar cada post e atividade.

Via The Verge e The Next Web



>>> Veja o artigo completo no TechTudo