O iPhone SE é a nova aposta da Apple no mundo dos celulares. Com tela de apenas 4 polegadas e hardware atualizado, a novidade agradou muito aos brasileiros, que já aguardam ansiosamente seu lançamento no Brasil. Porém, alguns mais apressadinhos já estão fazendo planos de comprar o smartphone nos Estados Unidos e outros países do exterior.

Testamos o iPhone SE, que chegou com tela de 4 polegadas e processador rápido

Entre os destinos preferidos dos brasileiros para essas compras estão Orlando, Nova York e Las Vegas. Qualquer que seja o destino, é importante ficar atento a alguns detalhes que podem ser cruciais para a aquisição do sonhado SE. Isso porque não são todos os modelos que funcionam com o 4G brasileiro.

Assista acima ao vídeo do lançamento do iPhone SE. diretamente da sede da Apple em Cupertino, na Califórnia.

Como comprar o iPhone SE nos EUA: atenção ao número do modelo

A Apple liberou três modelos diferentes de iPhone SE. São eles: A1662, A1723 e A1724. Apesar de terem a mesma tela de 4", o mesmo poder de processamento e a mesma câmera de 12 megapixels, cada modelo apresenta peculiaridades em relação ao seu funcionamento com a rede de telefonia. Para explicar melhor, vamos falar sobre cada um deles.

Os únicos modelos compatíveis com o 4G brasileiro são o A1723 e A1724 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O primeiro modelo, o A1662, segundo a página de suporte da Apple, será comercializado apenas nos Estados Unidos por várias operadoras. A desvantagem dele é que não há suporte para a banda de frequência LTE 7 (de 2600 MHz). A banda 7 é a utilizada no Brasil pelas redes 4G.

Em outras palavras, se você for aos Estados Unidos e comprar um iPhone SE modelo A1662, você não poderá usar o seu plano 4G aqui no Brasil. Ainda que você vá a uma Apple Retail Store e compre o aparelho "desbloqueado" (sem contrato com uma operadora de lá), o problema persistirá, pois o modelo é o mesmo.

As duas outras versões, A1723 e A1724, suportam a nossa frequência de 4G. Mesmo assim, ainda há alguns problemas. Já modelo A1724 está listado apenas na China. Isso provavelmente significa que ele é exclusivo do mercado chinês, não sendo comercializado em outros territórios

É necessário ter alguns cuidados antes de comprar o iPhone SE no exterior (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

iPhone SE: qual será o preço no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

Assim, por exclusão, podemos deduzir que o modelo que será homologado pela Anatel será o A1723. É importante, porém, salientar que não podemos afirmar isso com total certeza, pois estamos trabalhando apenas com as informações que temos em mãos no momento.

Nos Estados Unidos, o modelo A1723, compatível com o 4G brasileiro, é vendido apenas pela operadora Sprint. Ou seja, não é possível comprar o modelo A1723 numa loja oficial da Apple nem desbloqueado.

Os celulares vendidos pela Sprint são todos bloqueados e normalmente são adquiridos junto com um contrato de dois anos. Se você comprar este modelo pela S

... print e o trouxer para o Brasil, além de não poder utilizar o 4G, você ainda não poderá usar nenhum chip de alguma operadora brasileira. Existe o risco de o seu iPhone SE se transformaria em um iPod de luxo e muito caro.

Qual a solução?

Se mesmo assim você deseja comprar o iPhone SE no exterior, seja por ter gostado muito do aparelho ou por querer fugir dos preços praticados no Brasil, a melhor solução é não comprar nos Estados Unidos.

Se quer mesmo comprar o iPhone SE no exterior, recorra aos mercados europeus ou asiáticos Os únicos modelos compatíveis com o 4G brasileiro são o A1723 e A1724 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Assim como aconteceu com o iPhone 5S, os brasileiros que quiserem comprar no exterior, deverão recorrer aos mercados europeu e asiático. Fique atento também ao número do modelo, que deve ser o A1723 ou A1724, lembrando que este último é vendido apenas na China.

É importante também ficar atento à cotação do euro, caso você esteja planejando de comprar na Europa. Geralmente a moeda europeia é mais valorizada que o dólar em relação ao real. Desse modo, é de bom tom pesar se vale a pena o investimento ou se compensa mais esperar o lançamento do iPhone SE no Brasil.

Lembre que, depois de comprar o iPhone SE, você poderá reaproveitar os acessórios de gerações anteriores do smartphone da Apple.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo