Normalmente, quando alguém está trabalhando em uma planilha no Microsoft Excel e pressiona uma das teclas de seta do teclado, o cursor passa para a célula que fica no lado indicado pela tecla usada. Entretanto, se você fizer isso e em vez de passar para a próxima célula, e toda a visualização for levada para outra parte da planilha, mantenha a calma e não entre em pânico. Por mais absurdo que pareça, esse comportamento é normal e pode ser corrigido com o simples pressionar de Scroll Lock (ou ScrLk). Veja mais detalhes sobre esse problema e como resolver.

Sete planilhas prontas para você economizar dinheiro usando Excel

A solução para o erro está na tecla Scroll Lock (Foto: Melissa Cosseti/TechTudo)

No Excel, quando as teclas de seta fazem a tela rolar, em vez de mover o cursor de célula para célula, o culpado por este comportamento é a tecla Scroll Lock. Ela é uma tecla antiga e pouco usada, mas que ainda possui utilidade em alguns aplicativos (e claro, o Excel é um deles). Para saber se a tecla está ativa, basta olha na barra de status do Excel, que fica na parte inferior da janela do aplicativo.

Excel mostrando que a tecla Scroll Lock está ativa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Mesmo que seu PC não tenha uma tecla Scroll Lock no teclado (a maioria dos laptops atualmente não tem), você pode ter pressionado a tecla “Fn” (disponível em boa parte dos laptops) junto com outra tecla que faz essa função, em vez da tecla “Ctrl”. O problema é que você talvez não saiba como "desfazer".

Erro no Excel, o que posso fazer para resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

Em um PC com que possui a tecla, bastaria pressionar a tecla Scroll Lock para desativar sua função e fazer o Microsoft Excel voltar ao seu comportamento normal em relação as teclas de direção. Contudo, se você pressionou alguma tecla acidentalmente e não sabe com fazer para desativar o Scroll Lock, usar o teclado virtual do Windows pode resolver isso. veja como:

Passo 1. Ative o teclado virtual do Windows. No Windows 10 digite “teclado” na busca do sistema e quando o aplicativo aparecer, clique nele. Em versões anteriores, o procedimento é bem parecido;

Executando o teclado virtual do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o teclado na tela, você verá tecla Scroll Lock está ativa, pois a tecla “ScrLk” está em destaque;

Tecla Scroll Lock ativada no teclado virtual do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Para desativá-la, apenas clique nela. Imediatamente ela será

... desativada e ficará na mesma cor da maioria das teclas.
Tecla Scroll Lock desativada no teclado virtual do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Simples, não? Agora que você já sabe o “segredo” do Excel com a tecla Scroll Lock, na próxima vez que a tela rolar ao pressionar as teclas direcionais, basta desativar novamente e voltar ao trabalho.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo