Football Manager 2016 é um dos jogos de futebol mais famosos do mundo e está disponível para download no PC com Windows, Mac OS ou Linux. Neste game, em vez de controlar os jogadores, você será o treinador de um clube, tendo que montar o time e conquistar os títulos das competições que disputa. O TechTudo preparou uma lista com as dicas para ajudar você fora das quatro linhas.

Fifa 16 ou PES 2016? Veja o comparativo de gráficos dos games de futebol

Football Manager 2016 tem muitas funções que são responsabilidade do treinador – como por exemplo, contratar os membros para a comissão técnica. Por isso, jogadores novatos podem encontrar dificuldades para conseguir bons resultados.

Veja dicas para jogar Football Manager 2016 (Foto: Divulgação/Sports Interactive)

Contrate jogadores por empréstimo

Umas das grandes dificuldades do jogo é montar elencos bons sem ultrapassar o limite financeiro do clube – principalmente se você comandar um time com poucos recursos. Isso é comum ao treinar equipes das séries B e C do Brasileirão, por exemplo.

Por este motivo, procure contratar jogadores por empréstimo. Assim, você consegue novas opções sem gastar o dinheiro destinado à transferências, arcando, na maioria das vezes, apenas com o salário do atleta. Portanto, ao montar o elenco, procure por atletas de equipes reservas e sub-20, não esquecendo de jogadores jovens e estrangeiros.

Os jogadores emprestados ao seu time ficam marcados com a cor azul em Football Manager 2016 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Treine mais de uma tática

Todo treinador deve apresentar variações táticas para os times. E no FM 2016 não pode ser diferente. Treine os seus jogadores com duas ou três formações diferentes. Em poucas semanas eles estarão adaptados à tática.

Além disso, ter mais de uma opção de formação é muito útil ao longo do campeonato. Para aproveitar o máximo da sua equipe, tenha uma tática para enfrentar um clube melhor que o seu, para um confronto equilibrado ou para quando você for o favorito.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Treine duas ou três táticas para o seu time no Football Manager 2016 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Tenha bons olheiros

No Football Manager, montar o staff – ou a comissão técnica – também é função do treinador. E um dos membros mais importantes são os olheiros. Por meio deles é possível saber a força de cada jogador. Portanto, para ter certeza de suas contratações, tenha um bom time de olheiros. Assim, os relatórios e os atributos de cada atleta serão mais precisos.

“Evolua” seus jogadores

Um bom programa de treinamento pode melhorar os números dos seus jogadores. Isso ocorre, principalmente, com atletas mais novos (até 21 anos)

... , já que estão em período de formação. Porém, os já consagrados também podem melhorar suas habilidades ao longo da carreira.
As setas verdes indicam que um atributo do seu jogador melhorou no Football Manager 2016 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Além da parte tática e dos treinos gerais, é possível colocar um atleta em um treinamento individualizado, visando melhorar uma característica específica. Por exemplo: você pode colocar um atacante para treinar finalizações. Dessa forma, é possível melhorar todos os jogadores do elenco.

Evite jogadores velhos

Contratar jogadores velhos pode não ser uma boa ideia. Isso porque, a partir dos 33 anos, eles tendem a piorar. Com isso, o valor de mercado também cai, diminuindo as chances de lucrar com ele.

A capacidade física também piora, fazendo com que atributos importantes, como velocidade, aceleração e resistência fiquem comprometidos. Portanto, ao montar o seu time para a temporada, priorize jogadores com até 30 anos.

Qual é o melhor jogo de futebol online? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo