Caso o seu monitor LCD apresente um ponto colorido em qualquer lugar da tela, provavelmente está com problema no pixel. Conhecido com “pixel preso” ou “stuck pixel”, o defeito faz com que uma área do display fique sempre vermelha, verde ou azul – cores que compõem o sistema RGB.

Resolução, brilho e contraste: entenda as especificações de um monitor

Confira a diferença entre esta falha e outras muito comuns nos monitores e TVs, como o pixel morto e o pixel quente. Veja também duas maneiras de corrigir o pixel preso. 

Aprenda a tirar pixel preso do monitor (Foto: Divulgação/Dell)

Pixel morto, preso ou quente: qual a diferença?

Em um display LCD, cada pixel é composto por três subpixels com as cores vermelha, verde e azul. Eles funcionam de forma independente, emitindo diferentes gradações de cada tonalidade. A união desses tons é o que gera a cor que vemos na tela.

Quando os três subpixels estão fechados, não conseguem emitir cor nenhuma. O resultado disso é um ponto preto na tela, o que chamamos de pixel morto ou “dead pixel”. Se os três ficarem constantemente abertos, o local exibirá um ponto branco, que é chamado de pixel quente, ou "hot pixel".

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

O pixel preso, por sua vez, ocorre quando um dos subpixels fica aberto e os outros dois ficam fechados. Nesse caso, apenas a cor do subpixel que emite luz será percebida e, assim, o ponto fica verde, vermelho ou azul.

Nas três situações, o problema é causado por defeito de fabricação. Mas, diferente dos pixels mortos, os presos e quentes são mais facilmente corrigidos. Em grande parte das vezes, somem sozinhos em dias, semanas ou mesmo anos.

Com as dicas abaixo, você acelera esse processo e resolve o pixel preso em instantes.

Método físico

Passo 1. Abra o Paint e use a ferramenta “Preencher com cor” (mais conhecida como “balde de tinta”) para criar uma imagem de fundo preto;

Imagem de fundo preto criado do Paint do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Abra a imagem recém criada e pressione a tecla F11 para exibi-la em tela cheia. Isso fará com que você consiga enxergar mais facilmente onde está o pixel defeituoso;

Pixel defeituoso identificado com ajuda do fundo preto (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 3. Use um objeto de ponta arredondada, como um pincel, para pressionar o local. Aperte de leve e vá aumentando gradativamente a força, até observar um brilho ao redor do ponto pressionado. Bata cerca de 10 vezes sobre o pixel defeituoso, sempre empregando força suficiente apenas para observar o brilho no local;

... -conteudo" style="width: 695px;"> Brilho no monitor gerado por pressão (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 4. Aperte a tecla “Esc” para sair da tela cheia. Agora repita o procedimento do Passo 1, desta vez criando fundo branco. Abra, pressione F11 e veja se tudo aprece branco. Se sim, o pixel com defeito foi consertado.

Tela branca mostrando pixel consertado (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Via software

Outra forma de consertar pixels queimados, travados ou quentes é através de softwares. Os programas atuam forçando o pixel a atualizar, o que faz com que o ponto exiba a cor correta novamente.

Passo 1. Se você é usuário Windows, uma boa solução é o UD Pix. Caso prefira uma ferramenta online, escolha o JScreenFix , que é muito fácil de usar. Na tela inicial do site, role para baixo até chegar no botão “Launch JScreenFix”;

Tela inicial da ferramenta de correção de pixel JScreenFix (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Arraste o quadrado com pixels atualizando para o local onde está o defeito do seu monitor. Deixe por pelo menos 10 minutos para consertar o pixel. 

JScreenFix em execução (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como usar dois monitores em duas saídas diferentes? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo