Pong é um game de esporte desenvolvido e publicado pela Atari em 1972. Com uma proposta simples que lembra a dinâmica do pingue-pongue, o título marcou a história dos video games por ser o primeiro jogo lucrativo da história. Conheça Pong, um dos clássicos mais significantes da indústria de jogos.

Como aproveitar jogos de Atari grátis online no seu PC

O protótipo que deu certo

Idealizado por Allan Alcorn e lançado para rodar inicialmente apenas em máquinas arcade, Pong tornou-se o primeiro jogo comercialmente bem-sucedido. Na década de 1970, a Atari mostrou que jogo de video game era capaz de gerar receitas significativas para empresas de entretenimento.

Pong: conheça o primeiro jogo lucrativo da história (Reprodução/YouTube)

O projeto Pong surgiu a partir do período de treinamento e desenvolvimento do engenheiro Allan Alcorn, que não tinha nenhuma experiência com jogos eletrônicos. Foi então que Nolan Bushnell, fundador da Atari, resolveu fazer alguns ajustes pontuais no projeto piloto de Alcorn para torná-lo mais acessível.

Em consequência disso, foram realizados ajustes na jogabilidade, como melhorias no ângulo da câmera e na física da bolinha poligonal, para deixar o jogo mais intuitivo. Além disso, Bushnell acrescentou efeitos sonoros simples, porém relevantes à época, e elevou a velocidade das raquetes virtuais para deixar Pong desafiador na medida certa.

A premissa de Pong era simples: use a raquete virtual para rebater a bolinha e pontuar mais que o adversário. O primeiro jogador a alcançar os 10 pontos fica com a vitória. Embora Pong tenha sido concebido para proporcionar disputas acirradas contra o computador, a diversão do game estava concentrada no multiplayer local para dois usuários.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pong: o protótipo de Pong Arcade que deu certo (Foto: Reprodução/YouTube)

Das máquinas de arcade para o mundo

Em 1972, o primeiro protótipo de máquina Pong, conhecido como Pong Arcade, foi instalado em um bar local em San Francisco, ao lado da sede da Atari, no estado norte-americano da Califórnia.

Com o sucesso inesperado dos fliperamas, a companhia decidiu iniciar uma linha de produção de máquinas Pong para distribuí-las em outras regiões dos Estados Unidos.  A popularidade da Pong Arcade foi tão grande que as máquinas paravam de funcionar devido ao excesso de moedas inseridas no mecanismo de reconhecimento.

Em vez de licenciar o jogo para empresas de grande porte, a Atari conseguiu uma parceria financeira com a Wells Fargo para expandir as linhas de montagem e distribuição das máquinas. A partir daí, em 1973, a Atari conseguiu vender milhares de máquinas Pong em todo o mundo com a ajuda de sócios estrangeiros.

Sucesso no console

Depois de colher o sucesso com as máquinas arcade, a Atari decidiu, em 1984, lançar a versão doméstica de Pong, que passou a se chamar Home Pong e foi inspirada na base estabelecida do jogo arcade.

Pong: das máquinas arcade para o console doméstico (Foto: ComputerHIstory)

Entretanto, o sucesso da edição para console não correspondeu às e

... xpectativas iniciais, já que a Atari teve dificuldades em encontrar parceiros para comercializar Home Pong em massa. Em 1975, a empresa de jogos finalmente conseguiu uma parceria ambiciosa com a Sears, que resultou em mais de 150 mil unidades vendidas de Home Pong durante as férias do mesmo ano.

Nintendo e Konami aproveitaram o sucesso de Pong

Em 1977, a novata Nintendo lançou o Color TV Game 6, uma plataforma que era capaz de rodar seis variações de tênis de mesa eletrônico. Os minigames eram nitidamente baseados na jogabilidade de Pong e, por isso, fizeram relativo sucesso como clones bem feitos.

A Konami também entrou na onda do sucesso de Pong para lançar Maze, seu primeiro protótipo de jogo de video game. As vendas altas das máquinas de Pong influenciaram a empresa a lançar o game em formato arcade.

Pong para dispositivos móveis

Pong World é a versão modernizada do clássico (Foto: Divulgação/Atari)

No final de 2012, a Atari decidiu celebrar o aniversário de 40 anos da amada franquia com o lançamento de Pong World. O título, disponível para dispositivos móveis da Apple, possui a jogabilidade clássica que consagrou a série, porém conta com cenários detalhados e gráficos modernizados.

Qual é o console mais vendido de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo