Usuários do Facebook vão passar a receber alertas para ajudar a encontrar crianças desaparecidas. A novidade surgiu após uma parceria com o Centro Nacional de Crianças Desaparecidas ou Exploradas (NCMEC, na sigla em inglês). Os alertas são para pessoas que estejam usando a rede social tanto desktop quanto no celular em áreas próximas àquelas nas quais forem reportados desaparecimentos.

Zuckerberg aceita desafio de seguidores e cria nova página no Facebook 

Alertas serão enviados nas versões para smartphone e desktop (foto: Reprodução/Facebook)

Eles terão uma foto e a descrição da criança, além da identidade da pessoa suspeita de tê-la sequestrado e também um link para o site do NCMEC contendo informações atualizadas sobre o caso.

Os usuários poderão compartilhar os alertas para ajudar com a divulgação, mas o número de alertas que cada um vai receber depende da área onde estão. Eles vão aparecer no feed de notícias, mas não vão gerar novas notificações em smartphones.

O sistema de alertas para crianças desaparecidas, chamado AMBER, existe nos Estados Unidos desde 1996 e já ajudou a encontrar 725 pessoas. Muitos dos casos foram resolvidos com a ajuda do Facebook, onde usuários compartilharam os links da NCMEC, o que ajudou no reconhecimento das vítimas.

Como ficar invisível no Facebook pelo celular? Confira no Fórum do TechTudo.

A gerente de confiança e segurança da rede social, Emily Vacher, lembra que em 2014, a dona de um motel foi capaz de identificar uma menina de 11 anos através de um aler

... ta que foi compartilhado por um amigo no Facebook. “São casos como esse que nos inspiram a desenvolver uma forma melhor de ajudar a encontrar as crianças”, explica.

A iniciativa mostra o quanto as redes sociais podem ajudar em casos como esses e situações em há crimes envolvidos. Ainda não há projeto similar para o Brasil ou outros países do mundo.

Via Facebook



>>> Veja o artigo completo no TechTudo