Os cartões SD ganharam uma nova classe com suporte a arquivos de vídeo em 360 graus, 8K e 4K. Chamada de Video Speed Class, ou SD 5.0, o novo padrão deve chegar ao mercado até dezembro de 2016. De acordo com a SD Association, responsável pela iniciativa, o modelo vai permitir não só armazenar arquivos maiores no cartão, mas também acessar e reproduzir as gravações sem problemas com velocidade.

Sete dicas para usar melhor o cartão de memória da câmera

Os novos cartões terão possibilidade de gerenciamento de dois ou mais arquivos Ultra HD de uma só vez. O processo permite, por exemplo, que uma câmera usando um SD da nova classe grave mais de um vídeo em 4K, 8K ou 360º ao mesmo tempo, algo impossível atualmente.

Cartões de memória ganham nova classe para melhor funcionamento com vídeos de alta resolução (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Além das novas capacidades para manusear os grandes arquivos, espera-se que os novos cartões tenham mais espaço, uma vez que vídeos do tipo costumam ocupar boa parte do armazenamento. A nova categoria também será compatível com diversos formatos físicos de dispositivos. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

"Com o Vídeo Speed Class, as fabricantes de dispositivos SD podem oferecer gravação de vídeo da mais alta qualidade, antecipando o amanhã ", afirma Brian Kumagai, presidente da SD Association.

Uma tabela divulgada pela empresa indica a velocidade de escrita para o novo modelo. Os cartões V90 e V60 são adequados para captura em 8K e 360º, enquanto os dispositivos V30, V10 e V6 ajudam nos arquivos 4K e Full HD.  O preço do SD 5.0 ainda não foi divulgado. 

... �ão das faixas de performance da nova classe (Foto: Divulgação/SD Association)" title="Tabela mostra classificação das faixas de performance da nova classe (Foto: Divulgação/SD Association)" width="695" height="463">Tabela mostra classificação das faixas de performance da nova classe (Foto: Divulgação/SD Association)

Via SD Association

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera até R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo