Os cartões de memória são um meio portátil e com grande capacidade de armazenamento para guardar fotos e vídeos. Para quem trabalha com fotografia, algumas categorias podem ajudar na velocidade de transferência de dados e na compatibilidade com câmeras profissionais e semiprofissionais. 

Veja opções de câmeras para iniciantes em fotografia

Para aproveitar o cartão de memória da sua câmera da melhor forma, confira sete dicas e veja qual o melhor método de formatar um cartão, além de como manuseá-lo e programas para ajudar no uso. 

Veja dicas para aumentar a vida útil da bateria da sua câmera fotográfica (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)

1. Fique atento à categoria do cartão

A marca do cartão de memória em si não é tão importante. O que o fotógrafo deve analisar é a categoria do cartão. Atualmente, os cartões de memória são divididos em seis categorias: Classe 2, Classe 4, Classe 6, Classe 10, UHS 1 e UHS 3. Quanto maior for a classe, mais rápido o cartão pode gravar e ler as informações.

Esquema mostra significado das siglas no cartão SD para câmeras (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Um cartão de Classe 2, por exemplo, transfere dados a uma taxa de 2 MB/s. Isso pode ser um problema se você precisar passar fotos muito pesadas. Já um cartão Classe 10 pode transferir imagens a 10 MB/s. Os da categoria UHS 3 alcançam até 30 MB/s. Portanto, antes de comprar um dispositivo, veja a qual categoria pertence. Quanto mais rápido, mais fácil será o seu trabalho.

2. Sempre formate o seu cartão de memória

A formatação apaga todo o conteúdo do cartão, deixando o dispositivo com a capacidade de armazenamento total. Se você apenas apagar uma foto, muitas informações, como arquivos ocultos, com extensão .thumb, .ini, .db e outros continuarão armazenadas, ocupando espaço.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

3. Apague as fotos diretamente na câmera

Apesar de ser mais prático, não é interessante apagar as imagens pelo computador. Ao fazer isso, o banco de dados do PC pode ficar bagunçado. Muitos fotógrafos já experimentaram o erro ERR-99, que muitas vezes é causado pela má formatação do banco de informações do cartão. Assim, para evitar problemas técnicos com os dispositivos, sempre formate-os através da câmera. 

4. Manuseie os cartões com muito cuidado

Dicas sobre cuidados e conservação de cartões de memória (Foto: Divulgação/Nikon)

Os cartões de memória são peças muito pequenas e delicadas e qualquer arranhão pode danificar os circuitos internos. Assim, manuseie os dispositivos com muito cuidado, tanto ao colocá-los no slot da câmera como tamb

... ém na hora de retirá-los e armazená-los.

Outra sugestão é nunca deixar o cartão de memória fora da caixinha ou do adaptador, ou seja, solto na mochila ou na bolsa. As chances dele quebrar e você perder todas as suas fotos são muito grandes.

5. Atenção para a vida útil da bateria

Se você sofre com a baixa autonomia da bateria de sua câmera, saiba que cartões de memória mais rápidos, ou seja, de classes mais elevadas, fazem um uso mais intenso de energia. Desa forma, se a bateria de sua câmera já é pouca e não dura muito tempo, um cartão de memória super rápido vai drená-la ainda mais.

Uma dica é analisar o tipo de cartão a ser usado. Se você for fazer longas sessões de fotos, cogite usar um cartão de classe mais baixa, como 2 ou 4.

6. Busque por programas específicos para cartões

Veja se os cartões têm programas feitos em parceria com a fabricante (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Várias fabricantes de cartões de memória desensolvem softwares especiais para os seus cartões. Dois bons exemplos são a SanDisk e a Lexar. As marcas possuem programas específicos que ajudam a recuperar imagens deletadas acidentalmente do dispositivo. 

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo

7. Veja se o cartão tem funções especiais para sua câmera

Não são raros os casos em que fabricantes de câmeras e de cartões de memória fazem parcerias. As famosas câmeras D90 e D7000, da Nikon, quando utilizadas com um cartão específico da Sandisk, por exemplo, usam o poder de processamento total. Isso aumenta o desempenho da máquina e ajuda a gravar fotos com maior velocidade. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo