O Xiaomi Mi 5 é oficial. A "Apple Chinesa", como é conhecida no Brasil, anunciou o novo smartphone durante a conferência no Mobile World Congress (MWC) 2016, nesta quarta-feira (24). O grande destaque do aparelho é o processador Snapdragon 820 com 4 GB de RAM que, de acordo com a empresa, é o "mais rápido do que todas as pessoas podem imaginar". 

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

Por fora, o Mi 5 tem acabamento semelhante ao do seu irmão mais velho: o Mi 4. Com tela de 5,15 polegadas, ele tem o corpo feito em vidro e cerâmica 3D. A câmera traseira possui 16 megapixels e a frontal 4 megapixels. A novidade fica por conta da tecnologia de estabilização de imagens. 

Mi 5 (Foto: Reprodução /Youtube)

Câmeras

Durante o evento, o aparelho foi comparado ao iPhone 6S e iPhone 6S Plus , ambos reproduzindo vídeos em movimento. As imagens do celular da Xiaomi permaneceram estáveis graças ao novo OIS de estabilização, enquanto que nos celulares da Apple não paravam de tremer.

Mi 5 promete vídeos com melhor estabilidade quando comparado aos iPhones 6S e 6S Plus (Foto: Reprodução /Youtube)

A câmera do aparelho traz o sensor Sony IMX298 com autofoco. Mas o que chamou a atenção foi o recurso DTI, que separa os pixels como se tivesse uma parede entre eles. Ao isolá-los, o resultado é a separação de cores, com fotos e tons mais realistas. Além disso, o Mi 5 traz o recurso de filmagem com qualidade 4K.

Câmera frontal do Mi 5 (Foto: Reprodução /Youtube)

Mais rápido e potente

Internamente, o Mi 5 é equipado com o recente Android 6.0 (Marshmallow), traz o poderoso processador Snapdragon 820 e 4 GB de RAM que, de acordo com a companhia, oferece até 100% aproveitamento de performance do aparelho. Com 128 GB de armazenamento, o dispositivo usa a tecnologia UFS 2.0 flash que permite enviar dados até 87% mais rápido.

Especificações do Mi 5 (Foto: Reprodução /Youtube)

Ele é compatível com a conexão 4G+ que garante até 600 mbps em velocidade de download. A tecnologia NFC também marca presença e está até 20% mais rápida durante a troca de informações entre dispositivos. Por fim, o top tem 3.000 mAh de bateria - m

... uito mais do que o rival iPhone 6S (1715 mAh).

Design

O Mi 5 traz três opções de cores: branca, preta e dourada. Na conferência, o vice-presidente da Xiaomi, Hugo Barra, fez questão de dar destaque à versão dourada, que possui um acabamento único com efeito "holográfico". O aparelho tem tela de 5,15 polegadas e 6,95 mm, ou seja, é mais fino do que o Mi Note, iPhone 6S e Galaxy S7.

Opções de cores do Mi 5 (Foto: Reprodução /Youtube)

Com o objetivo de explorar novos acabamentos, a fabricante utilizou a cerâmica 3D no corpo do aparelho. Segundo eles, o material é durável e resistente, além de ter textura confortável e não ser pesado. Aliás, o celular é bem leve, mesmo com o vidro 3D: ele pesa 129 g. Para efeitos de comparação, o Mi 5 pesa menos que o iPhone 6S, 14 g mais leve - mesmo sendo maior.

Mi 5 é mais leve do que o iPhone 6S (Foto: Reprodução /Youtube)

O display tem 5,15 polegadas e qualidade Full HD (1920 x 1080 pixels). O destaque da tela vai para a tecnologia que ilumina e melhora a qualidade das imagens. A companhia chinesa comparou o novo top com o Redmi Note 2 e o resultado foi perceptível.

Mi 5 e Redmi Note 2: comparação de display (Foto: Reprodução /Youtube)

Preço e data de lançamento

O Mi 5 desembarca apenas na China e Índia, inicialmente. Ainda não há data de lançamento confirmada para o Brasil, porém espera-se que seja em breve. A fabricante chinesa conseguiu manter o preço atraente: entre US$ 306 e US$ 413. Por enquanto, não foi divulgado o valor do aparelho no país.

Celular da Xiaomi é bom e condiz ao preço no Brasil? Confira no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo