O WhatsApp recebeu duas atualizações com três novos recursos durante o mês de abril. Agora, a versão beta do aplicativo para celulares Android traduz palavras e permite mudar a formatação da mensagem pelo seletor de texto do smartphone. A ferramenta de tradução usa o Google Tradutor para mostrar a definição dos recados em português. Para fazer alterações na formatação, basta usar o seletor de texto. Antes, o usuário precisava digitar alguns caracteres no início e no final da mensagem para escolher uma fonte, como negrito, itálico e tachado. O novo recurso está disponível na versão 2.17.148 beta.

A outra novidade do mês foi para os usuários do iPhone e iPad, no sistema iOS. Agora, é possível pedir à Siri para ler as suas novas mensagens e respondê-las usando comandos de voz. Para ter acesso a esse recurso, é preciso ter o iOS 10.3, a última versão do sistema.

Veja quais foram as atualizações do WhatsApp no mês de abril (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1. Traduzir um termo no WhatsApp Beta

O recurso de tradução fica disponível enquanto o usuário está digitando a mensagem e não é possível usá-lo para traduzir uma palavra que o seu amigo enviou. Antes de começar a usar, certifique-se de que a versão do aplicativo instalada em seu smartphone é a correta para que a função esteja funcionando.

Passo 1. Para selecionar a palavra que deseja traduzir, pressione em cima dela. Toque no ícone de três pontinhos

... para ver mais opções. Clique em "Traduzir".

Agora é possível traduzir texto direto pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 2. O aplicativo vai mostrar a tradução da mensagem automaticamente. Também é possível clicar em "Nova tradução" para pesquisar o significado de outras palavras.

Faça a tradução de uma palavra pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

2. Mudar a formatação da mensagem no WhatsApp Beta

Essa função também só fica disponível enquanto você estiver digitando a mensagem. Agora, não é preciso escrever um código antes e depois para mudar a formatação da palavra para negrito ou itálico, por exemplo.

Passo 1. Digite o texto e selecione a parte da mensagem que deseja alterar a formatação. Toque nos três pontinhos que aparecem. Role a caixa para baixo e veja todas as opções de formatação.

Escolha como deseja formatar seu texto no WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 2. Escolha a opção que deseja. Em seguida, a mudança será automática. O WhatsApp permite alterar para negrito, itálico, tachado (com um risco em cima do texto) ou monoespaçado (uma fonte diferente, com espaços maiores entre os caracteres).

Clique para aplicar a formatação no WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Ainda não há previsão para a novidade aparecer na versão oficial do WhatsApp e nem data para a chegada do recurso no iPhone (iOS) e em celulares com Windows Phone.

3. Usar a Siri para ler suas mensagens no WhatsApp para iPhone

A atualização mais recente do WhastApp melhorou a interação da Siri com o mensageiro. Agora, a assistente virtual pode ler e responder seus recados.

Passo 1. Verifique se a versão 10.3 do iOS está instalada no seu iPhone. Para isso, vá em "Geral", depois, toque em "Atualização de software" e confira se você tem o sistema operacional móvel da Apple mais recente. Para saber como atualizar o iOS, assista ao vídeo acima. Em seguida, faça o download da versão mais recente do WhatsApp.

Certifique-se de que o iOS e o WhatsApp estão atualizados (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 2. Depois, ative a integração com a Siri. Vá em "Ajustes", toque em "Siri", "Suporte do Aplicativo" e ative o item "WhatsApp".

Faça a integração da Siri com o WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 3. Para começar a falar com a assistente virtual, pressione o botão "Home" do iPhone ou fale "E aí Siri". Em seguida, diga "Leia minhas mensagens do WhatsApp".

Siri lendo e respondendo mensagens do WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

4. Fixar chats mais importantes

Já no último dia de abril, o TechTudo noticiou a estreia da função "fixar conversa". Ela faz com que um determinado chat – seja com um amigo individual ou em grupo – apareça nas primeiras posições da tela inicial do aplicativo.

Aplicativo exibe mensagem de "Conversa fixada" quando um chat passa a aparecer no topo da tela (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

WhatsApp vai deixar enviar localização em tempo real? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo