Com lançamento no último domingo (21), o Galaxy S7 está pronto para ser vendido- inclusive no Brasil. Está confirmada a presença da proteção contra água e a câmera com tecnologia Dual Pixel, que eleva a qualidade das fotos. Para dirimir algumas mais técnicas sobre as especificações do smartphone, conversamos com o diretor sênior para produtos móveis da Samsung brasileira, Roberto Soboll.

Saiba tudo que acontece no MWC 2016


Ele revelou quais serão as especificações do Galaxy S7 e do Galaxy S7 Edge "brasileiros", por assim dizer. Ambos os telefones serão produzidos nas fábricas da empresa em Manaus e Campinas, no inteiro de São Paulo. Os componentes tecnológicos serão importados.

Confira as primeiras impressões do Galaxy S7 e S7 Edge

Galaxy S7 e S7 Edge terão versões brasileiras produzidas em Manaus e Campinas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A principal dúvida era em relação ao processador, pois a Samsung anunciou o dispositivo tanto com chip Snapdragon 820 como com chip Exynos. Soboll esclareceu que o S7 brasileiro terá um octa­core Exynos 8970 que combina um processador quad­core de 2,3GHz e outro processador quad­core de 1,6GHz.

Galaxy A7 ou Galaxy J7, qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo

Em outros países poderá ser um processador quad­core (dual­core de 2,15GHz + dual­core de 1,6GHz) fabricado pela Qualcomm – o mesmo presente no LG G5. Trabalhando em conjunto com o Exynos estará a memória RAM de 4GB. 

Houve aumento de 1GB em relação ao Galaxy S6 revelado no ano passado. Nos testes de desempenho, o smartphone se mostrou bastante rápido, mas falta saber como a interface TouchWiz no Android 6.0 (Marshmallow) vai se comportar depois de algumas semanas de uso.

Novo smartphone teve aumento de 1 GB em relação ao antecessor, o Galaxy S6 (foto) (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Partindo para a outra principal dúvida: o slot para MicroSD e SIM Card adicional. A Samsung deu a entender que o produto poderia ter uma bandeja híbrida para cartões – assim como no Galaxy A5 2016 e Galaxy A7 2016 –, com o consumidor podendo escolher entre colocar mais memória interna ou um segundo chip de telefonia.

Segundo Soboll, o S7 brasileiro será Single SIM, com possibilidade de expandir a memória por meio de cartão de até 200GB. "Para que alguém precisa de Dual SIM entre as pessoas que usam mais dados?", indagou o executivo. Ele ainda explicou que o segundo SIM Card "passa a ter menos relevância" entre os produtos com tecnologia mais avançada.

... no/TechTudo)" title="Galaxy S7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)" width="695" height="463">Galaxy S7: smartphone brasileiro será Single SIM (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

"O Duos WhatsApp ou o Duos Instagram é possível com a tecnologia Knox", complementou. O Samsung Knox é um sistema de segurança que permite rodar aplicativos em uma área separada do smartphone, o que na prática permite ter duas contas de WhatsApp ao mesmo tempo ou duas instâncias do Instagram rodando (o que não é mais necessário, pois a rede social adicionou suporte nativo a essa função).

As demais especificações são as mesmas do lançamento mundial: câmera de 12MP com tecnologia Dual Pixel e f/1.7, câmera frontal de 5MP também com f/1.7, resolução Quad HD de 2560 x 1440 pixels tem tela de Super AMOLED (o tamanho varia dependendo do modelo). O S7 e o S7 Edge são compatíveis com o 4G (LTE Cat.9), Wi­Fi 802.11 a/b/g/n, MIMO e Bluetooth 4.2.

A bateria também é diferente: de 3.000 mAh no S7 tradicional e de 3.600 mAh no Edge. Lembrando que este último tem um display maior, o que consome mais energia.

Assim como no restante do planeta, quem comprar o S7 no Brasil deverá escolher entre 32GB ou 64GB. Diferentemente da Apple, a fabricante sul­coreana não oferece celulares com 16GB. Já ao contrário do S6, do ano passado, não oferecerá também a variante com 128GB.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O Galaxy S7 chegará ao Brasil em três cores: preto, prata e dourado (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

E as cores do Galaxy S7? Oficialmente, o produto tem quatro acabamentos diferentes, mas para o mercado nacional serão três cores: preto, prata e o dourado, que rapidamente se tornou um queridinho dos brasileiros. "Nós inovamos ao trazer o ouro para produtos desde os mais sofisticados até os intermediários", completa o executivo.

Saiba tudo sobre os novos smartphones da Samsung no vídeo abaixo:

A Samsung ainda não informou quando o S7 chegará às lojas do Brasil, nem por que preço. Porém, a previsão é que ele chegue a 60 países no dia 11 de março, segundo o CEO da fabricante. Não se espante se o Brasil estiver nesta leva.

*O jornalista viajou a convite da Samsung



>>> Veja o artigo completo no TechTudo