O HDR é um novo padrão tecnológico que permite ganhos de qualidade de imagem mais sutis do que a alta resolução. A sigla indica "grande alcance dinâmico" e já é conhecida por fotógrafos e quem usa câmeras de maior qualidade. Mas onde encontrá-la e quais as vantagens? 

TV analógica deixa o Brasil a partir deste ano; veja como se adaptar

Para entender melhor a importância da tecnologia, principalmente em TVs 4K e monitores, veja o que o recurso oferece e em quais aparelhos está disponível. As fabricantes criaram um selo especial para certificar os usuários da performance do padrão. 

Padrão HDR ganha selo de certificação em TVs e monitores (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Qualidade de cor

O HDR é um recurso desenvolvido para que dispositivos eletrônicos gerem ou reproduzam imagens que apresentem cores mais vivas, com melhores níveis de contraste, tons claros com mais brilho e tons pretos mais escuros.

É por esse detalhe – gerar e reproduzir – que o mesmo termo pode se referir à câmeras de foto e vídeo, capazes de registrar imagens com grande alcance dinâmico, ou a televisores e monitores, habilitados em aceitar esse padrão e reproduzir as imagens com maior qualidade de cor.

À esquerda, a imagem sem HDR. Nos quadros seguintes, a mesma foto com diferentes graus de HDR (Foto: Divulgação/Adobe)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A ideia, portanto, é que uma tela com suporte a esse padrão, exibindo imagens com HDR, vá apresentar um resultado muito mais bonito esteticamente e com cores mais vivas e próximas à forma pela qual os olhos as veem naturalmente. O HDR funciona preservando detalhes de cor na imagem que, do contrário, acabariam perdidos nos padrões atuais de conversão de imagem.

TV de LED ou OLED?

LG apresentou aparelho OLED com 4K e HDR durante a CES 2016 (Foto: Divulgação/LG)

A princípio, o recurso HDR deverá ser mais comum, ao menos nos próximos anos, em televisores LED. A razão é que a tecnologia OLED ainda é um pouco restritiva a implementação dessa técnica. Com o tempo, isso deve mudar: a LG, durante a CES 2016 , apresentou televisores OLED com HDR. No entanto, não espere que esses produtos sejam baratos e que exista grande oferta de TVs e monitores OLED com HDR no curto prazo.

Como saber se o que assisto é HDR?

Não adianta ter uma TV, ou um monitor HDR se o conteúdo que você assiste não foi produzido com atenção a essas especificações. Atualmente, canais de TV aberta e paga do Brasil não veiculam produtos com essa tecnologia e só é possível encontrar imagem com o recurso em plataformas como o Netflix.  

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do

... TechTudo

Há, também, outra opção: games. Jogos de computador já apresentam essa tecnologia há algum tempo e os consoles PS4 e Xbox One são capazes de aproveitar o HDR na hora de reproduzir as imagens de games desenvolvidos para tirar proveito do grande alcance dinâmico.

Selo Ultra HD Premium

Grandes fabricantes de televisores e monitores apresentaram um selo que foi criado para determinar padrões mínimos de qualidade e performance para TVs 4K. Entre os pontos que um produto precisa atingir para ganhar o selo, está o HDR.

Isso significa que, daqui em diante, bastará encontrar TVs e monitores com a certificação para ter certeza de que o dispositivo conta com suporte à reprodução de imagens em HDR.

HDR só em TV 4K?

Tecnologia HDR em TVs com resolução Full HD ainda é incerta (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Como você pode perceber, o HDR está profundamente vinculado com TVs e monitores 4K, já que é esse o caminho que a indústria vem trilhando. No entanto, isso não impede que exista modelos com resolução Full HD e HDR.

Tecnicamente, não há motivos para que isso não ocorra e o argumento para que esse tipo de produto eventualmente surja é bastante sólido, já que TVs Full HD ainda despertam grande interesse e a presença do HDR nessas telas agregaria valor ao produto.

Tendência

Para quem, com alguma razão, ainda não vê motivos para comprar TVs 4K, a má notícia é que na CES 2016 nenhum fabricante apresentou unidades com resolução 1080p e HDR. Como a feira não só antecipa lançamentos do ano todo, mas também aponta tendências para a indústria, o HDR pode não chegar aos televisores Full HD.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo