O iOS 9 tem um brecha que permite que qualquer pessoa com o iPhone 6 e iPhone 6S (entre outros modelos compatíveis com o sistema) em mãos acesse a tela inicial do telefone, mesmo que ele esteja protegido por senha ou impressões digitais. Para tanto, é necessário seguir um complexo passo a passo que engloba a assistente pessoal Siri, o aplicativo de mensagens e o relógio.

Apple remove 300 aplicativos com vírus após ataque hacker a App Store

O TechTudo fez o teste e comprovou que, após seguir o procedimento, o usuário chega à Home Screen do iPhone, como se o dispositivo estivesse desbloqueado. O acesso é ainda mais abrangente do que no bug originalmente descoberto pelo site iDownloadBlog, que permitia visualizar as fotos salvas no telefone.

Assista abaixo ao vídeo que mostra um iPhone 5S passando pelo método. Alguns trechos foram acelerados ou cortados, para evitar o registro do passo a passo completo.

O procedimento permite simular a criação de um novo contato e, na hora de escolher uma imagem, visualizar todos os álbuns de fotos do telefone, além das informações da agenda do aparelho. Nesse momento, o usuário também conseguirá acessar a tela inicial e usar normalmente todos os aplicativos.

Falha de segurança permite acessar fotos e contatos do iOS 9 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Qual é o melhor sistema operacional para celular? Comente no Fórum do TechTudo. 

A falha representa um risco grande para os usuários do sistema mais recente da Apple porque não exige a instalação de aplicativos nem depende de vírus para funcionar – todos os recursos necessários já estão presentes nos iPhones atualizados. Por outro lado, só é possível concluir o processo se o telefone estiver por perto. Ataques remotos não funcionam com a técnica.

Como evitar 

Embora muito sério, o golpe pode ser evitado de forma simples. Como o método utiliza a Siri para desbloquear a tela do celular, basta desabilitar a exibição da assistente virtual quando a tela está bloqueada para impedir que os dados fiquem acessíveis. 

... a Siri na tela bloqueada (Foto: Reprodução/Ma)" width="695" height="533">Para evitar o golpe, é necessário desativar a Siri na tela bloqueada (Foto: Reprodução/Maria Clara Pestre)

Para isso, basta ir em ''Ajustes'', selecionar "Código e Touch ID" e inserir sua senha. Na página seguinte, role a tela até encontrar "Permitir acesso quando bloqueado" e desative a opção Siri.

Em resposta ao TechTudo, a Apple informou que já havia identificado o problema. “Trata-se de algo pontual, tendo afetado poucas unidades. A questão foi direcionada e está sendo tratada internamente”, declarou a empresa.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo