O site Infinite Sunset, criado por dois brasileiros, possui uma função muito simples, a de exibir o pôr do Sol 24 horas por dia. Como o próprio nome deixa claro, o usuário poderá ver o crepúsculo. A plataforma busca as imagens publicadas no Instagram por meio da hashtag #sunset. 

Oito dicas para usar seu Instagram no verão

Ao acessar o Infinite Sunset, o internauta pode ver fotos tiradas do pôr do Sol em vários lugares do mundo. Outro ponto interessante é que as imagens não são antigas ou de arquivos, são imagens registradas há poucos minutos em vários países, onde o poente ocorre no momento.

Site Infinite Sunset exibe diversos pores do sol ao redor do mundo (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

As imagens em tempo real ocupam toda a tela, mas as únicas informações mostradas são a cidade e o país onde a foto foi tirada, há quanto tempo a imagem foi compartilhada e o autor do post. No canto inferior direito há dois botões de compartilhamento, um do Facebook e outro do Twitter.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como funciona a seleção

Os desenvolvedores usam um algoritmo que busca por fotos no Instagram com a hashtag #sunset, que significa pôr do sol, em inglês. Depois de encontrar as imagens, o código faz uma seleção baseada na relevância, local e horário. Assim, o sistema se certifica de que a imagem é realmente recente.

Pôr do sol em Bournemouth, no Reino Unido. (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

“Nem sempre a hashtag #sunset é usada como deveria, muita gente coloca a hashtag junto de várias outras para tentar aumentar o alcance da própria foto. Esse é o maior desafio: fazer com que essas fotos não apareçam", explica André Serante, co-autor do site.

"De vez em quando ainda aparece uma ou outra que não deveria estar ali, mas creio que fizemos o máximo que podíamos para só mostrar o que interessa”, completa.

Pôr do sol em Loughgall, no Reino Unido. (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Como crepúsculos são ocasiões lindas e contemplativas, esse tipo de imagem é muito popular em redes sociais, como o Instagram. “Nem sempre

... você consegue assistir o pôr do sol porque está trabalhando. Especialmente no Brasil, quase sempre acontece quando as pessoas ainda estão no trabalho. Sempre é pôr do sol em algum lugar do mundo. A ideia foi juntar todas essas ideias em um site que te permite assistir ao pôr do sol 24 horas por dia, onde ele estiver no momento”, encerra.

Ainda de acordo com Serante, o site também tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a vida, de que não se trata apenas de trabalhar, de ficar confinado em um escritório e de adquirir bens materiais. 

Quer dar uma relaxada e ver belas imagens de pôr do Sol? Acesse (infinitesunset.com.br).

Como verificar conta no Instagram? Confira no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo