A Netflix anunciou uma mudança massiva no sistema que faz as recomendações de filmes e séries para seus assinantes. Anteriormente a tecnologia era baseada em informações regionais – cada país fazia parte de uma região maior. A partir desta quarta-feira, o sistema passa a ser global.

Lista tem 12 dicas para Netflix que todo assinante deveria saber

Na prática, isso quer dizer que os membros da Netflix vão receber as mesmas recomendações para filmes de ficção científica, por exemplo. Não importa mais se o usuário está nos Estados Unidos, na França, no Brasil ou no Japão.

Sistema reconhece os adeptos da alimentação saudável e recomenda conteúdo global (Foto: Divulgação/Netflix)





Por trás desta mudança está o reconhecimento de que algumas nações possuem comunidades pequenas de assinantes da Netflix, seja porque o país recebeu o serviço recentemente, seja porque sua população é naturalmente menor. Com isso, os engenheiros detectaram distorções na forma como as recomendações eram apresentadas.

Com o anúncio de hoje, a tecnologia de inteligência artificial passa a considerar os interesses de cada assinante e combiná-los com de outros internautas mundo afora. Um usuário brasileiro que gosta de "Matrix", por exemplo, tende a receber as mesmas recomendações que um alemão que também acaba de ver o filme.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pegue o caso dos vídeos de anime. Embora a comunidade fã deste estilo seja percentualmente grande no Japão, os japoneses constituem apenas 10% dos aficionados por anime no mundo. "Neste caso, levantar dados de todos os países nos ajudou a melhorar a recomendações para todos os usuários do Netflix com este perfil, sem importar onde eles vivem", disse o vice-presidente de inovação Carlos Gomez Uribe.

O resultado é uma seleção mais ou menos assim para todos os fãs de anime no planeta:

Seleção para fãs de anime, não importa onde esteja (Foto: Divulgação/Netflix)


De acordo com a empresa, foi necessário reajustar os algoritmos para criar um sistema global unificado. Os robôs que fazem a análise dos dados também passaram a levar em consideração quais títulos estão disponíveis em um

... mercado, mas não em outro. Este assunto é sensível à Netflix porque as licenças de exibição de filmes e séries são fechadas normalmente por país. Daí vêm incongruências como a presença da distopia "Equilibrium" no catálogo para os Estados Unidos, mas não para assinantes baseados na França.

Como saber se tem alguém logado na minha conta do Netflix? Descubra no Fórum do TechTudo.

"Nosso sistema mundial de recomendações permite aos assinantes participar da comunidade global que estamos construindo", completou Uribe. Ele reiterou que permanecem inalteradas as iniciativas para trazer mais conteúdo local, opções de idioma e de pagamentos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo