Retron 5, Supaboy e Dynacom Dingoo. Se você já ouviu falar de algum desses, sabe que são um verdadeiro retorno às épocas antigas. Se não conhece, explicamos – são consoles que rodam videogames clássicos, às vezes mais de um em cada aparelho. Saiba mais sobre os aparelhos, hoje vendidos no mercado por diversas fabricantes.

Game Oldies reúne gratuitamente milhares de jogos clássicos online

Retron 5

O Retron 5 é fabricado pela Hyperkin e pode rodar 10 consoles diferentes, incluindo as variações NES (americano) e Famicon (japonês) ou Super Nintendo (americano) e Super Famicon (japonês). O aparelho é compacto e possui todas as entradas para cada cartuchos, além de locais para controles, incluindo joysticks USB. Outros consoles compatíveis são Mega Drive, Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, Genesis e Master System via adaptador.

Retron 5 roda 10 videogames em um (Foto: Divulgação/Hyperkin)

O Retron 5 utiliza menu próprio para selecionar diversas possibilidades de modificações nos jogos, como filtros para adaptá-los a televisões novas, além de “save state”, que permite salvar a qualquer momento, sem perder o progresso e não depender da bateria dos cartuchos ou de “passwords”. É verdade que o sistema falha em alguns casos, mas com o tempo o console foi atualizado e melhorado.

Dingoo

O Dingoo é como uma versão portátil do Retron 5, apesar de ser de uma fabricante diferente. Ele é compatível com GBA, NES, NeoGeo, Super Nintendo, Mega Drive, Genesis, Game Boy Color e duas variações de fliperama da Capcom, o CPS. Porém, o maior trunfo está nas funções multímidia, que o tornam um portátil atraente.

Dingo é um videogame portátil (Foto: Divulgação/Dingoo)

Além de rodar jogos com alguma qualidade, o Dingoo tem rádio, gravador de voz, reprodutor de vídeos e imagens e leitor de texto. Para finalizar, ele ainda acompanha jogos originais na memória, e entrada para cartão miniSD, o que expande a capacidade de armazenamento.

Supaboy

O Supaboy é outro portátil da Hyperkin, a mesma do Retron 5, e compatível apenas com Super Nintendo e Super Famicom. O aparelho lembra um controle gigante do SNES, e tem a tela embutida, além de botões e design que remetem ao clássico console.

Supaboy, o mini Super Nintendo (Foto: Divulgação/Hyperkin)

Para quem quiser jogar com amigos, o Supaboy exibe ainda duas entradas de controles tradicionais, e apresenta entrada traseira específica para cartuchos japoneses ou americanos compatíveis. Seguindo de perto o exemplo do Retron 5, há ainda opções para melhorar os jogos e modificar pequenos elementos visuais com filtros.

Download grátis do app do TechTudo: receba d

... icas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Retro Freak

O Retro Freak é de fabricação da Cyber Gadget e roda títulos clássicos do Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy, Game Boy Color, GBA, PC Engine, TurboGrafx-16, PC Engine SuperGrafx e as versões japonesas dos consoles da Nintendo e Sega.

Retro Freak é um console para amantes dos jogos antigos (Foto: Divulgação/Cyber Gadget)

Mais vantajoso que o Retron 5, apresenta ainda conectividade com a TV via cabo HDMI, o que permite a execução dos jogos em resolução de pelo menos 720p. Apesar de apresentar espaço para cartuchos, ele tem memória interna para salvar jogos e já vem com dois controles de fábrica.

Super Retro Trio

O Super Retro Trio tem esse nome, mas na verdade roda quatro aparelhos distintos: Super Nintendo, NES, Genesis e Mega Drive, com entrada para cartuchos de todos. Ele é semelhante ao Retron 5, mas seu funcionamento possui elementos "exclusivos”.

Super Retro Trio e seus controles (Foto: Divulgação/RetroBit)

Além de incluir dois controles, o menu de configurações permite maior personalização na hora de rodar os jogos. O design também é um pouco mais compacto e elegante, com direito a trava de proteção para a entrada dos controles.

Outros consoles

Vale lembrar que há muitos consoles no mercado têm funções parecidas com esses, mas não costumam apresentar tanta qualidade e fidelidade na hora de rodar os jogos. Além disso, os aparelhos são fabricados oficialmente por diversas empresas, então variações podem ser encontradas no mercado.

Saudades do Mega Drive? Confira emuladores no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo