Os pendrives e HDs externos são soluções portáteis e práticas para guardar arquivos. No entanto, é importante saber o tamanho total e livre no armazenamento interno do dispositivo para saber se todos os dados poderão ser transferidos.

Seu HD externo não abre? Confira como resolver

A informação pode ser encontrada na etiqueta do próprio produto ou plugando-o no computador. Vale lembrar que o tamanho total pode ser diferente do espaço livre. Confira como descobrir todos os detalhes sobre o espaço disponível. 

Veja os dados sobre o armazenamento em um pendrive ou HD Externo (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Pendrive

Passo 1. Para começar a descobrir o espaço total de um pendrive, o usuário pode observar o produto. Normalmente, o armazenamento vem impresso na tampa ou no próprio plugue USB;

Pendrive mostra o tamanho total no próprio design (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Outra forma de saber realmente o tamanho do pendrive e ainda descobrir o espaço livre disponível é plugando o dispositivo no computador. Acesse o menu “Este Computador” (ou "Computador")  e veja se o pendrive foi lido pelo PC;

Veja mais informações sobre o armazenamento do pendrive no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Clique com o botão direito no item e selecione “Propriedades”. Note que na aba “Geral” será exibido um gráfico com o espaço livre, ocupado e o armazenamento total.

Dados do pendrive são exibidos com espaço disponível, ocupado e armazenamento total (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

É importante observar que nem sempre o espaço estampado no pendrive corresponde ao total realmente disponível. Isso pode acontecer por arquivos ocultos ocuparem esse espaço. Caso note muita diferença, vale formatar o pendrive.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

HD Externo

Passo 1. Para saber qual é o tamanho do HD Externo, observe o dispositivo. Normalmente, uma etiqueta na parte traseira oferece essa informação;

Observe na etique do HD Externo o tamanho total de armazenamento (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Para saber qual é o

... espaço disponível e ocupado no HD Externo, além de conferir o tamanho total do dispositivo, plugue o aparelho no computador. Selecione o menu “Este Computador” (ou "Computador") e observe que o HD foi lido pelo PC;
Veja que o HD Externo será lido pelo PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3.  Clique com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades”. Será mostrado um gráfico com as informações completas do armazenamento total do dispositivo, espaço livre e ocupado. Assim você já sabe se aquele arquivo vai poder ser transferido ou não.

Veja as informações completas do armazenamento do HD Externo com espaço livre, ocupado e total (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Assim como no pendrive, é possível que arquivos ocultos, danificados ou partições no HD estejam ocupando mais espaço do que deveria. Se perceber que o armazenamento total mostrado no computador difere muito da informação da etiqueta, vale formatar o HD Externo, ou entrar em contato com a fabricante.

Qual a melhor forma de organizar um HD? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo