Cartola FC é um fantasy game grátis que possibilita montar times com as estrelas do Campeonato Brasileiro. O objetivo é montar e gerenciar a equipe com os melhores atletas do mercado para disputar com amigos e outros usuários de todo o Brasil. Neste tutorial, saiba como se cadastrar e jogar no Cartola FC pelo celular (Android, iPhone ou Windows Phone) e no PC.

Baixe o Cartola FC em seu dispositivo móvel

Cartola FC pelo celular

Depois de fazer o download do aplicativo do Cartola FC para Android, iOS ou Windows Phone, abra o software para vincular a sua conta. Antes de mais nada, é necessário efetuar o login com a sua conta Globo.

Saiba como jogar Cartola FC pelo celular (Foto: Reprodução/TechTudo)

Pressione o ícone do menu, posicionado no canto superior esquerdo da tela, e encontre a opção “Login”. Caso você ainda não tenha uma conta, acesse “Cadastro” – uma nova janela abrirá automaticamente para facilitar o procedimento. O registro é feito no site da Globo e você deve cadastrar um time pelo site do Cartola FC para utilizar o aplicativo.

É importante ressaltar que não é possível criar um time a partir do aplicativo, ou seja, você deve montar a equipe no próprio site para depois transferi-la ao programa complementar no celular.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Com a conta vinculada ao aplicativo, acesse a aba “Adicionar Time” por meio do menu. Busque manualmente a sua equipe por nome ou pelo título da liga em que ela está cadastrada. Se você tiver problemas para localizar o time, clique em “Problema para encontrar seu time?” para utilizar o modo alternativo de busca.

Como jogar Cartola FC: gerencie a equipe pelo aplicativo celular (Foto: Divulgação/Cartola)

Para acompanhar o desenvolvimento de sua equipe e dos times rivais, use as opções “parciais dos times” e “parciais dos jogadores”. Assim você poderá ficar por dentro de todas as transferências e mudanças no campeonato.

Cartola FC na versão web

É na versão web que a magia acontece. Com o cadastro ativo – caso não tenha feito o registro pelo smartphone, acessa a página de cadastro do Cartola FC –, crie o time, defina o presidente e aponte o time do coração antes de continuar. É possível modificar o seu clube com um novo emblema e combinações únicas de cores para compor o uniforme.

Ao acessar o menu posicionado na parte superior da tela, você poderá visualizar as principais abas do jogo. Em “Meu Time”, é possível formar a equipe com 11 jogadores filtrando os atletas por posição e valor de mercado. Para editar todas as características da equipe, localize a opção “Editar time”.

Cartola FC: como jogar o simulador pelo navegador (Foto: Reprodução/TechTudo)

Embora a janela de transferências est

... eja fechada no início do ano devido à atualização dos clubes, todos os jogadores registrados no campeonato nacional serão listados na aba “Mercado” assim que a competição for iniciada. Atente-se sempre ao preço dos atletas, já que uma contratação pontual muito valorizada pode prejudicar as negociações de atletas para outros setores.

Procure montar um time equilibrado, com jogadores que sejam regulares em campo e que não custem metade de suas cartoletas (a moeda do jogo), por exemplo. É importante destacar que o plantel só pode ser salvo quando estiver completo, ou seja, composto por 11 jogadores e um técnico. Caso você não tenha dinheiro suficiente para preencher todas as posições, será necessário remontar o elenco com peças mais baratas.

Qual é o melhor jogo online de futebol? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo