Pokémon, Super Mario e Tetris são alguns dos jogos mais famosos e queridos do Game Boy. O antigo portátil da Nintendo fez enorme sucesso no mundo todo, sempre com milhões de cópias vendidas. Games de vários gêneros nasceram e se desenvolveram no aparelho, que inicialmente contava até mesmo com tela em preto e branco. Confira os melhores títulos na lista abaixo:

Lista reúne curiosidades do Game Boy, popular videogame dos anos 90

Pokémon Red & Blue

Pokémon Red & Blue foi o primeiro game da série Pokémon a chegar ao ocidente. Em edição dupla, o jogo fez sucesso por aqui quando o desenho animado passava na televisão dos Estados Unidos e também no Brasil. O RPG que colocava o jogador para capturar monstrinhos de bolso foi febre e até hoje é o jogo mais vendido do Game Boy de todos os tempos.

Pokémon Red & Blue foi febre no Game Boy (Foto: Divulgação/Nintendo)

Super Mario Land

Super Mario Land foi o primeiro Mario oficial lançado no Game Boy, com jogabilidade bem similar ao que já conhecemos na série. Viciante e com gráficos bonitos – para a época –, Super Mario Land fez sucesso por ser totalmente exclusivo do portátil, e não mera adaptação do Super Mario do Nintendinho.

Super Mario Land, simples e eficaz (Foto: Divulgação/Nintendo)

Tetris

Tetris está entre os jogos mais vendidos do Game Boy de todos os tempos. O clássico jogo de juntar pecinhas que caem do topo da tela, na verdade, foi o responsável pelo sucesso inicial do Game Boy, pois era vendido junto com o aparelho em algumas edições. 

Download grátis do app do TechTudoreceba dicas e notícias de tecnologia no seu smartphone ou tablet

Tetris salvou o Game Boy de ser fracasso no mercado (Foto: Divulgação/Nintendo)

The Legend of Zelda: Link’s Awakening

The Legend of Zelda: Link’s Awakening foi o Zelda inédito do Game Boy, e seguiu os passos do sucesso de A Link to The Past. Ele foi também o primeiro Zelda portátil, com aventura inédita. O sucesso foi tão grande que o jogo ganhou reedição, pouco tempo depois, no Game Boy Color, com o nome de The Legend of Zelda: Link’s Awakening DX.

The Legend of Zelda: Link's Awakening ganhou até reedição posterior (Foto: Divulgação/Nintendo)

Pokémon Yellow

Se Pokémon Red & Blue fez sucesso por ser o primeiro, Pokémon Yellow seguiu o caminho com novidades imperdíveis na série. A primeira delas era o foco em Pikachu, o principal monstrinho de bolso que aparece no desenho animado. Pikachu andava sempre ao lado do personagem, fora da Pokébola, para simular a animação. Além disso, o jogo também era compatível com o Game Boy Color, com cores primárias no cenário.

... ="foto componente-conteudo"> Pokémon Yellow trazia o Pikachu com o jogador (Foto: Divulgação/Nintendo)

Wario Land: Super Mario Land 3

Wario Land: Super Mario Land 3 era, na verdade, o terceiro Mario Land, como o nome denuncia, mas foi estrelado por Wario, uma espécie de “Mario do mal”. Foi o primeiro game a ter Wario como personagem jogável, e também mantém a jogabilidade de plataforma 2D da série Super Mario. O mais interessante era o grande número de moedas pelo cenário, que mostravam certo poder gráfico do Game Boy.

Wario Land: Super Mario Land 3 tinha belos gráficos (Foto: Divulgação/Nintendo)

Revelations: The Demon Slayer

Revelations: The Demon Slayer é um jogo de RPG que faz parte da série Shin Megami Tensei, antes mesmo dela se tornar famosa no ocidente. Conceitos únicos e personagens macabros marcavam o game, além da versão em cores. Revelations: The Demon Slayer contava com conceitos de ocultismo e religião, temas pouco comuns em games nas plataformas da Nintendo.

Gráficos de ponta em Revelations: The Demon Slayer (Foto: Divulgação/Atlus)

Final Fantasy Legend

Final Fantasy Legend foi um RPG lançado pela Squaresoft, quando a clássica série ainda não era tão famosa. Mesmo assim, o sucesso foi garantido pela boa jogabilidade e história. Também estavam presentes classes variáveis de personagens, batalhas em turno com clima épico e elementos em comum da série Final Fantasy, como magia, monstros gigantes, Chocobos e invocações.

Final Fantasy Legend levou o RPG ao Game Boy (Foto: Divulgação/Squaresoft)

Donkey Kong Land

Assim como Super Mario, Donkey Kong ganhou a própria versão inédita no Game Boy, em Donkey Kong Land. O jogo tentava simular a qualidade gráfica e de animação do Donkey Kong Country, originalmente lançado no Super Nintendo. Para um portátil de início de carreira, como o Game Boy da Nintendo, o game foi bem sucedido. 

Donkey Kong Land no Game Boy (Foto: Divulgação/Nintendo)

Pokémon Trading Card Game

Depois dos jogos da série de RPG, o jogo Pokémon Trading Card Game esteve entre os grandes sucessos da saga Pokémon. O título era adaptado do cardgame da marca, lançado nos anos 90 e que hoje em dia é febre no mundo real. A aventura simulava um personagem que viaja o mundo para ser campeão no Pokémon TCG. O jogador tinha acesso à cartas ainda não lançadas, o que era o ponto mais divertido do jogo.

Pokémon Card Game chegou a ter um jogo no Game Boy (Foto: Divulgação/Nintendo)

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo