A Dell renovou a linha de notebooks Latitude com a chegada dos novos modelos de 13 e 12 polegadas durante a CES 2016, em Las Vegas. Os aparelhos continuam bastante portáteis – cada qual à sua maneira, visto que um deles é um laptop tradicional e o outro, um 2-em-1, como vem sendo chamado na indústria.

Acompanhe a CES 2016 ao vivo no TechTudo e fique por dentro das novidades

O destaque do Latitude 13 7000 está na sua construção em fibra de carbono similar à usada na indústria aeroespacial. Já o Latitude 12 7000 não possui travas para conectar o tablet ao teclado que o transforma em computador pessoal. Para conhecer melhor os produtos, vamos às primeiras impressões diretamente da feira de Las Vegas.

Latitude 13 7000

Com 13 polegadas, o Latitude 13 7000 (modelo 7370) conta com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). A Dell oferece duas variantes do produto: sem e com tela touch. O TechTudo utilizou a versão touchscreen, que respondeu bem aos comandos no display.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Ainda em relação à tela, a fabricante destacou o contorno do display, em tese um dos “mais finos” da indústria. Ainda assim, não chega a ser impressionante e não dá a impressão de que a tela ocupa totalmente a parte frontal do computador.

Latitude 13 7000 tem duas versões: com ou sem tela touch (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O touchpad respondeu bem aos comandos de clique. Já a rolagem feita com dois dedos mostrou-se mais arrastada do que deveria em alguns momentos, conforme fazíamos a navegação na web com o Microsoft Edge. O botão de ligar/desligar fica à direita do botão de deletar, o que pode requerer um pouco mais de atenção dos usuários.

Latitude 13 7000, da Dell, é bem leve (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O Latitude 13 é bem leve, com peso inferior a 1,14 kg. Em seu corpo estão três portas Thunderbolt (compatíveis com USB-C), uma saída HDMI, uma saída de áudio de 3,5 mm e um slot para cartão de memória.

As especificações variam de acordo com a encomenda do cliente. Para ilustrar, a unidade testada pelo TechTudo para estas primeiras impressões tinha processador Intel Core m5 (6Y57) de 1,10 GHz e memória RAM de 8 GB. Naturalmente, o dispositivo roda Windows 10 Pro.

Latitude 12 7000

Outro dispositivo renovado para este ano, o Latitude 12 7000 (modelo 7275) tem tela de 12,5 polegadas, como o nome sugere. A Dell oferece duas opções para o display: resolução Full HD ou resolução Quad HD (o famoso 4K, com 3840 x 2160 pixels). Utilizamos o modelo mais modesto. O resultado é uma tela sem brilho intenso, mas ainda assim muito boa – ainda mais considerando-se que este Latitude é voltado para o ambien

... te corporativo.
Latitude 12 7000 tem tela de 12,5 polegadas e é um 2-em-1 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Sendo um 2-em-1, a verdade é que se trata e um tablet que pode ser acoplado a um teclado físico. No entanto, se for comparar com outros tablets disponíveis no mercado, o consumidor vai perceber que espessura deste aparelho é mais grossa. Dá a impressão de que o Latitude 12 7000 é grandão. Ao menos seu chassi é construído a partir de um bloco único de magnésio, prometendo mais robustez e durabilidade.

Traseira do Latitude 12 7000 da Dell (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O teclado que acompanha o Latitude 12 7000 não tem nenhum ponto de destaque: funciona bem. Já o trackpad parece ser excessivamente suave – ao passar o dedo por ele, você percebe que o tem algo emborrachado ali. Isso pode ser um problema para dias mais quentes, com dedos mais suados. Parece que, com o toque, o dedo se arrasta demais pela superfície.

O que esperar da CES 2016? Confira no Fórum do TechTudo

Latitude 12 7000 será vendido com memória interna (SSD) de 128 GB a 512 GB (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Não há travas para prender o tablet em si ao teclado. Tudo isso é feito por ímãs e magnetismo, funcionalidade que atende bem à sua proposta. Levantamos o produto a alguns centímetros do chão, segurando somente no teclado, e o tablet continuou preso a ele sem problemas. A tira flexível permite ao teclado sem fio permanecer em pé, inclinado como se fosse a tela de um notebook, e mostrou-se extremamente rígida. Ponto para o dispositivo, que não vai ficar escorregando para trás conforme o consumidor o utiliza.

Latitude 12 7000 não escorrega durante a utilização (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A Dell possibilita mudar as especificações do produto. Os nossos testes foram em um modelo com processador Intel Core m-5 rodando a 1,10 GHz e memória RAM de 8 GB. Ele será vendido com memória interna (SSD) de 128 GB a 512 GB. Por fim, há duas portas Thunderbolt compatíveis com USB-C.

A Dell possibilita mudar as especificações do Latitude 12 7000 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Latitude 11 5000

Menção honrosa nesta matéria, o Latitude 11 5000 também foi renovado. O 2-em-1 apresenta tela de 10,8 polegadas e pesa somente 700 gramas. A caneta stylus opcional permite controlar o tablet e produzir uma escrita à mão “mais precisa”, de acordo com a fabricante. Apesar de seu anúncio, o produto não foi encontrado no espaço montado pela Dell para apresentar seus novos equipamentos aos jornalistas, durante a CES 2016.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo