O Moto X Play, lançado em 2015 pela Motorola, está disponível em modelos com 16 GB e 32 GB. Porém, alguns usuários podem sentir a necessidade de aumentar a memória interna do celular. Algumas dicas simples, como usar um cartão microSD, salvar arquivos na nuvem e fazer uma "limpeza" com aplicativos específicos podem aumentar o espaço livre do smartphone e ainda deixá-lo mais rápido.

Seis funções ‘escondidas’ do Moto X que você precisa conhecer

Confira cinco dicas úteis para aproveitar melhor a memória do Moto X Play.

1 - Use um cartão de memória

Use um cartão de memória para expandir o espaço do Moto X Play (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Moto X Play possui um espaço para colocar um cartão microSD de até 128 GB. Ou seja, se você precisando de espaço extra para fotos, vídeos e aplicativos em seu celular, pode investir em um cartão de memória. Veja como colocar um cartão de memória no Moto X Play.

2 - Compre um cabo USB OTG

Cabo OTG com porta micro USB (Foto: Divulgação)

OTG é a sigla, em inglês, para On The Go. Um cabo USB OTG pode ser traduzido como “USB para viagem”. Um celular que aceita o padrão OTG pode ser conectado diretamente a uma impressora, pen-drive, HD externo, leitor de cartões e etc assumindo o papel de controlador, como se fosse um PC.

Desta forma, quando você conecta um HD externo ou pendrive através de um cabo USB OTG, o Moto X Play poderá executar todo tipo de mídia presente na unidade de armazenamento, tais como filmes, fotos e músicas. Assim, você não precisará usar a memória interna do aparelho. Conheça os principais modelos de cabo USB OTG disponíveis no mercado.

Faça o download grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu  ou iPhone

3 - Salve arquivos na nuvem

Conteúdo do WhatsApp pdoe ser salvo no Google Drive (Foto: Reprodução/Google)

É possível salvar boa parte dos dados em servidores externos, como o Google Drive e o Dropbox para preservar o espaço livre do celular. Em vez de salvar suas músicas na memória interna, você também pode assinar o Spotify,

... class="link-do-autolink-semantico">Deezer, Apple Music ou outro serviço de streaming de músicas. Outra sugestão é salvar suas fotos e vídeos no Google Fotos. Desta forma, seus registros fotográficos ficarão salvos na nuvem da Google e não ocuparão o seu Moto X Play. Até mesmo as conversas do WhatsApp podem ser armazenadas na nuvem e, assim, apagadas do aparelho.

4 - Use apps de limpeza

O CCleaner pode fazer uma limpeza completa em seu Android (Foto: Divulgação/CCleaner)

Na Google Play Store, é possível encontrar alguns apps de “limpeza” que vão tirar todo o “lixo” armazenado em seu Moto X Play. Entre eles, arquivos temporários ou duplicados, caches de navegadores e de sistema que não serão mais usados. Esses tipos de dados chegam, às vezes, a ocupar mais de 1 GB.

Moto X 2014 ou Moto X Play: qual comprar? Comente no Fórum do TechTudo

Um dos melhores aplicativos para fazer essa limpeza é o CCleaner. Consagrado no ambiente Windows e Mac, o CCleaner também tem uma versão para Android, grátis, que pode lhe auxiliar sem grandes transtornos.

5 - Use o Pushbullet para acessar dados do PC

Pushbullet pode te ajudar a aumentar o espaço do seu Moto X Play (Foto: Divulgação/Pushbullet)

O aplicativo Pushbullet, quando instalado no Moto X Play e configurado corretamente em seu computador ou notebook, pode te ajudar a “aumentar” o espaço do seu celular. Isso por que ele permite que você transfira arquivos do PC para o Android e vice-versa. Desta forma, você pode usar o HD de sua máquina principal como uma extensão do Moto X Play. Veja aqui como usar o Pushbullet para esta tarefa.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo