Os anos 90 nos videogames foram responsáveis pela chegada dos jogos em CD, gráficos 3D e pela estreia de diversas séries de sucesso. Resident Evil, Sonic, Metal Gear, Final Fantasy, Super Mario e Pokémon foram alguns títulos que começaram ou continuaram seu triunfo naquela época. Confira os jogos que mais fizeram sucesso:

Super Nintendo: relembre os melhores jogos de ação do console

Resident Evil

Resident Evil está na lista por conta de sua importância para o gênero de jogos de horror. O título foi o primeiro da série e redefiniu muita coisa de games de terror que conhecíamos na época, apesar de não ter sido o primeiro. O clima de “filme B” ajudou bastante e a jogabilidade, propositalmente travada, dava um clima de tensão ainda maior à aventura de Chris Redfield e Jill Valentine.

Jogo Resident Evil 1 é um dos melhores dos anos 90 (Foto: Divulgação/Capcom)

Street Fighter 2

Street Fighter 2 é considerado um dos melhores jogos de luta de todos os tempos. Lançado em 1992, o game agradou por ser simples e, ao mesmo tempo, equilibrado. Ryu, Ken, Chun-Li e Guile eram alguns dos personagens na época, que cativaram pelos golpes interessantes, magias visualmente arrasadoras e gráficos que impressionavam.

Street Fighter 2 na época dos fliperamas (Foto: Divulgação/Capcom)

Final Fantasy 7

A série Final Fantasy já existia desde a década de 80, mas Final Fantasy 7 é considerado um dos melhores já lançados na saga. Disponível inicialmente apenas no PSOne, o jogo da Square Enix foi o primeiro da marca a trazer gráficos 3D e também contava com narrativa bem dramática. Cloud, Aerith, Tifa e Barret eram alguns dos personagens centrais, na aventura que durava mais de 40 horas e apresentava muitas reviravoltas.

Final Fantasy 7 no PSOne (Foto: Divulgação/Square Enix)

GoldenEye 007

GoldenEye 007 foi o jogo de tiro em primeira pessoa que definiu o gênero nos consoles. O game saiu no Nintendo 64 e foi uma verdadeira febre. Não apenas por seus gráficos, mas também pelo divertido multiplayer em tela dividida e as inovações que ele trouxe aos FPS, como a capacidade de jogar plenamente com um controle e não no mouse e teclado.

GoldenEye 007 está na lista de grandes sucessos dos anos 90 (Foto: Divulgação/Rare)

Super Mario 64

Super Mario teve muitos jogos lançados nos anos 90, inclusive o divertido Super Mario World, mas em Mario 64 tivemos a grande revolução que foi o primeiro jogo 3D do encanad

... or da Nintendo. Também disponível no Nintendo 64, o game nos permitia controlar Mario em ambientes de 360 graus pela primeira vez. A dinâmica de poder completar as fases na ordem que o jogador queria deu nova vida à série. O game envelheceu bem e até hoje pode ser jogado sem dificuldades.
Super Mairo 64 foi revolucionário (Foto: Divulgação/Nintendo)

Metal Gear Solid

Se hoje temos o enorme sucesso com Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, tudo começou graças a Metal Gear Solid, ainda no PSOne. É claro que esse não foi o primeiro jogo da série, já que tivemos dois Metal Gear ainda no Nintendinho. Mas foi ele quem chegou ao ápice e começou o enorme sucesso que dura até hoje. O game era de espionagem com exploração livre e gráficos de ponta para sua época. O carisma do herói Solid Snake também ajudou bastante, com a dublagem de David Hayter.

Solid Snake em Metal Gear Solid. (Foto: Divulgação/Konami)

Sonic The Hedgehog 2

Sonic The Hedgehog 2 é mais um caso de um jogo que não é o primeiro da série, mas fez tanto sucesso ou mais. O game é ainda um dos mais bonitos lançados com Sonic ao longo da história, além de ser muito divertido. A introdução do parceiro Tails deixou tudo ainda mais diferente, com direito a modo multiplayer competitivo e cooperativo. Sonic The Hedgehog 2 é mais um jogo que envelheceu muito bem e é aproveitado até hoje, em relançamentos da Sega.

Sonic 2 no Mega Drive (Foto: Divulgação/Sega)

Warcraft: Orcs vs Humans

Warcraft estreou nos computadores como um jogo de estratégia em tempo real e hoje já se tornou um dos maiores e mais conhecidos MMORPG, com o nome de World of Warcraft. Mas tudo começou nos anos 90, com um game de estratégia bem definido e construído. Os gráficos eram bem diferentes naquela época e é possível que o game não seja tão bonito para os dias de hoje, mas sua jogabilidade ditou padrões para o gênero.

Warcraft Orcs vs Humans (Foto: Divulgação/Blizzard)

Pokémon

Pokémon é simplesmente um dos maiores sucesso já lançados nos games em todo o mundo. O RPG que nasceu no Game Boy já possui dezenas de jogos em sua série, entre títulos principais e spin-offs. A saga inicial começou no Japão, com Pokémon Green, mas ganhou força com a chegada do desenho animado ao ocidente, que trouxe também os games Pokémon Blue e Pokémon Red. A vontade de sair pelo mundo capturando todas as criaturinhas e batalhando contra outros treinadores é algo que dura até hoje, em títulos mais recentes.

Pokémon na época era em preto e branco (Foto: Divulgação/Nintendo)

Tomb Raider

Tomb Raider nos apresentou, pela primeira vez, a heroína Lara Croft. Na época, Lara nasceu para ser mais um “sexy symbol” da indústria do entretenimento, e por muito tempo foi assim. Hoje a jovem foi refeita e está mais para aventureira sobrevivente e com muita carga emocional, nos jogos mais recentes. Porém, o primeiro Tomb Raider quebrou paradigmas não apenas por apresentar uma protagonista feminina forte, mas também por trazer gráficos 3D de ponta e um game totalmente baseado em aventura e exploração.

O primeiro Tomb Raider (Foto: Divulgação/Eidos)

O console Retron 3 (NES, SNES e GENESIS) é bom? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo