Os usuários do Android podem deixar o celular mais rápido com apps para limpar a memória RAM do smartphone. As opções são gratuitas e oferecem ferramentas para otimizar o aparelho, encerrando recursos que não estão sendo utilizados em segundo plano e analisando quais apps estão consumindo mais a potência do smartphone. 

Veja os melhores celulares para comprar no Brasil em todas as faixas de preço

Desta forma, é possível melhorar o funcionamento do aparelho com poucos toques. Para ajudar, confira a lista com sete opções de aplicativos para instalar e usar no Android.

Conheça 7 aplicativos para limpar a memória RAM do seu Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

1) Clean Master

Com interface em português, o Clean Master permite gerenciar funções do celular, limpar o cache e otimizar a memória RAM de forma simples. O recurso mostra quais aplicativos estão em reprodução e o quanto eles estão consumindo da potência, dentre redes sociais, mensageiros e até apps mais pesados que ficam rodando em segundo plano. Para executar a ação o usuário só precisa tocar no botão “Otimizar” e aguardar para ver o resultado. A ação pode ser utilizada quando precisar e o app é gratuito.

Clean Master permite limpar a memória RAM do Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) RAM Booster & Cleaner

O aplicativo oferece funções direcionadas para a limpeza da memória RAM do celular. Na interface principal o usuário encontra um gráfico com informações sobre o quanto a RAM está sendo ocupada no aparelho: para executar a limpeza basta tocar no botão de “Boost”. O resultado mostra quanto espaço foi liberado. Ainda é possível observar uma lista com os apps abertos em segundo plano e ter informações sobre a capacidade de armazenamento do smartphone. O app é gratuito e está disponível para Android 2.3 ou superior.

RAM Booster & Cleaner tem interface voltada para limpeza de RAM no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Android Booster

O aplicativo é uma opção prática para quem está querendo acelerar a memória RAM do celular. Na tela inicial, é mostrado um gráfico sobre a RAM e armazenamento interno, e o recurso permite personalizar quais apps o usuário pode encerrar para aliviar o consumo de memória. Ao lado de cada item é indicado a quantidade consumida no aparelho e com um toque o problema é resolvido. O destaque é que o visual é totalmente em português e o uso é bem prático.

Android Booster tem função para encerrar apps rodando em segundo plano (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) RAM Booster Ultimate Pal

O aplicativo é um dos mais práticos disponíveis e a ideia é otimizar a memória RAM pressionando apenas um botão de “Boost”. O usuário consegue observar um gráfico com a porcentagem de memória ocupada pelo sistema ou apps no Android. Além disso, há uma ferramenta para encerrar aplicativos que estão rodando em segundo plano ou consumindo dados. O recurso com interface em inglês está disponível para Android 2.2 ou superior.

RAM Booster Ultimate Pal tem botão rápido para limpar RAM (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) Smart RAM Booster

O aplicativo funciona em celulares com Android 2.3 ou superior para fazer uma limpeza na memória RAM do celular. Logo na tela inicial o app analisa o sistema e mostra o quanto de RAM pode ser poupada: ao tocar o usuário pode selecionar quais funções deseja encerrar ou limpar para otimizar o aparelho. Ao lado de cada item estão disponíveis os espaços ocupados e o resultado mostra o total livre. Além disso, o recurso tem função extra para gerenciar o armazenamento interno, aplicativos e privacidade de uso.

Smart RAM Booster permite analisar o sistema e ver quais apps estão consumindo RAM (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Memory Booster – RAM Optimizer

O aplicativo oferece interface em português e permite otimizar a memória RAM de forma prática. O usuário pode observar a porcentagem que está sendo ocupada no aparelho e ainda ter acesso �

... � gráficos do uso durante o dia. O escaneamento interno mostra quais apps mais consomem e permite encerrar as funções de forma personalizada com apenas um botão.  O interessante é que o usuário pode selecionar quais apps serão inicializados ao ligar o celular, e deixar o funcionamento mais rápido.
Memory Booster RAM Optimizer mostra gráficos do funcionamento da memória RAM (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7) APUS Booster+

Com ferramentas completas para gerenciamento do Android, o aplicativo ajuda o usuário a chegar em um funcionamento ideal do celular. Na interface são mostrados os apps que estão deixando o processamento de RAM mais lento e permite resfriar o sistema de forma simples. A função encerra aplicativos que estão rodando em segundo plano no Android e consumindo memória de forma desnecessária. O visual é em português, o que torna o uso mais prático, e o app pode ser instalado de forma gratuita.

APUS Booster+ acelera o funcionamento do celular otimizando RAM e fechando apps (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo