O gênero MMORPG foi consagrado no PC, mas os consoles da nova geração têm recebido títulos com foco na experiência multiplayer. Tanto o Xbox One quanto o PS4 já oferecem opções para quem deseja encarar horas de conteúdo em RPGs online. Para ajudá-lo a escolher MMORPG para console, o TechTudo preparou uma lista com as melhores opções disponíveis. Confira:

Confira os melhores MMORPGs lançados em 2015

Final Fantasy XIV: A Realm Reborn/Heavensward (PS4)

O ambicioso MMORPG da Square Enix é uma versão retrabalhada do fiasco lançado para PC. Sob a direção do competente produtor Naoki Yoshida, responsável por jogos da franquia Dragon Quest, o MMO traz diversas raças únicas, sistema de progressão robusto, dezenas de classes e um gigantesco mapa construído para agradar os fãs.

Final Fantasy XIV é o ambicioso MMORPG da Square Enix. (Foto: Divulgação/Square Enix)

Com o lançamento da primeira expansão Heavensward, o jogo recebeu uma história inédita e mais de 50 horas extras de conteúdo. Final Fantasy XIV proporciona a maior experiência entre os MMOs para console.

O único ponto negativo é o alto valor do produto. Além de ter que comprar A Realm Reborn e Heavensward separadamente, é necessário desembolsar uma taxa mensal cobrada em dólares para dar continuidade à jogatina.

The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited (PS4 e Xbox One)

The Elder Scrolls Online pode não ser o melhor jogo da franquia de RPG da Bethesda, mas vale o investimento depois de ter abandonado o modelo de assinatura inaugurado na versão de PC.

The Elder Scrolls Online vale o investimento. (Foto: Divulgação/Bethesda)

No game, o jogador assume o papel de um combatente personalizado para viajar pelo mundo de Tamriel, que abriga as terras dos jogos anteriores, como Oblivion e Skyrim. O sistema de combate é exatamente o que os fãs esperam de um jogo da franquia Elder Scrolls: visão em primeira ou terceira pessoa e muita ação com ataques e poderes especiais sendo lançados em tempo real.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Além de entregar missões, o título conta com um modo PvP, que nada mais é do que uma intensa guerra entre facções nas terras da capital da província Cyrodiil. Por mais que os gráficos não sejam surpreendentes, o vasto número de atividades e regiões justificam a aquisição.

Neverwinter (Xbox One)

Neverwinter foi um dos primeiros MMORPGs gratuitos no console mais recente da Microsoft. Publicado pela Perfect World e lançado no início deste ano, é um game de ação em terceira pessoa que mescla combate veloz em tempo real com a jogabilidade clássica que consagrou Dungeons & Dragons.

Neverwinter foi um dos primeiros MMORPGs gratuitos no console mais recente da Microsoft. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Por ser um jogo de confrontos mais frenéticos, o jogo adaptou-se perfeitamente ao joystick do Xbox One

... n>, facilitando assim a mobilidade e execução de feitiços no campo de batalha. Recheado de masmorras, o gigantesco mapa do subcontinente de Faerûn é totalmente aberto.

Ark: Survival Evolved (Xbox One)

Recém-lançado para o console da Microsoft com acesso antecipado, Ark: Survival Evolved é como uma versão MMO de Jurassic Park. No game, o jogador deve explorar uma ilha habitada por criaturas pré-históricas para encontrar e coletar recursos que permitem sobreviver.

Ainda que Ark seja um jogo focado em sobrevivência, há outros elementos de jogabilidade, como domar dinossauros e travar acirradas disputas de tribos contra outros usuários. Survival Evolved possui uma versão de testes na Xbox Live, mas a versão completa pode ser adquirida por R$ 69 na loja virtual. É valido ressaltar que, assim como a edição de PC, o produto no Xbox One continua em estágio de desenvolvimento.

Encare criaturas pré-históricas em Ark: Survival Evolved. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Onigiri (PS4 e Xbox One)

Onigiri é uma das melhores opções quando o assunto é JRPG gratuito. Lançado originalmente para PC, o MMO traz um mundo fantasioso baseado no folclore e em contos de fadas japonês. Possui um sistema de combate nitidamente inspirado por jogos hack and slash e mecânicas de progressão típicas de RPG.

Visualmente falando, Onigiri não consegue se destacar pelos gráficos simples, mas o estilo anime é agradável e condiz com a proposta do título. Como destaque temos os comandos, que foram incrivelmente mapeados para os controles, o que facilita bastante a execução de ataques precisos e esquivas. 

Onigiri (Foto: Divulgação/Sony)

Quais os melhores MMORPGs para navegador? Opine no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo