O Facebook é um dos sites mais acessados do Brasil e, inegavelmente, pode ser grande fonte de distrações no trabalho ou nos estudos. O problema é menor para quem é disciplinado o suficiente para saber a hora de parar de navegar. Mas, para o restante dos usuários, há uma salvação: usar programas para bloquear a rede social, seja no PC de estudo ou no escritório.

Dificuldade para se concentrar? Sete utilitários evitam distrações online

Confira uma lista com dicas sobre como fazer isso no Google Chrome, o navegador mais popular do mundo, e até programar horas de bloqueio para focar no que realmente interessa.

Facebook, às vezes é melhor bloquear e focar no que você precisa (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

tinyFilter

tinyFilter é simples, mas design agrada (Foto: Divulgação)

A extensão é simples e fácil de usar. Com uma interface agradável, o tinyFilter permite que o usuário inclua sites confiáveis e não-confiáveis, de modo que a navegação fique mais segura. Mas, pode também ser usado no PC do trabalho se você quiser bloquear o Facebook no Chrome definitivamente.

Nanny

Nanny permite escolher horário e dias em que Facebook será bloqueado (Foto: Divulgação)

Mais complexo, o Nanny para Chrome permite criar listas de bloqueio (Blocked URLs) ou de sites permitidos (Whitelisted URLs) em certos horários e dias da semana. Além disso, o usuário pode definir um tempo permitido dentro desses períodos de bloqueio, algo que pode ajudar a programar momentos de relaxamento durante um dia pesado de trabalho ou de estudos. Se você quiser bloquear o Facebook sem volta, basta usar a opção “Lockdown” e impedir o acesso para sempre.

StayFocusd

StayFocusd permite bloquear só imagens ou vídeos do Facebook (Foto: Divulgação)

Com funções similares ao Nanny, o StayFocusd também permite controlar hora e dia em que o Facebook estará bloqueado no Chrome, mas com uma interface mais amigável. Além disso, há uma opção extra interessante disponível, que permite remover somente alguns tipos de conteúdo da rede social, como vídeos e imagens. Assim, é possível manter o acesso liberado, se desejado, mas impedir o carregamento de itens multimídia, que podem causar mais distração.

HT Employee Monitor

... class="foto componente-conteudo"> Employee Monitor bloqueia o Facebook no Windows (Foto: Divulgação)

Se você usa Windows, uma alternativa é manter o controle direto no computador com o programa HT Employee Monitor. Ele também permite definir quais horas e dias o Facebook e outras redes sociais estarão bloqueadas, ou revogar completamente o acesso. A vantagem é que um programa não pode ser desentalado se o usuário não tiver privilégio de administrador na máquina, algo que pode ser útil se você quiser impedir que um funcionário navegue enquanto deveria estar trabalhando.

Configuração de proxy

Fugindo de extensões e programas, também é possível bloquear um site da maneira clássica, por meio das configurações de proxy do computador. Veja como:

Passo 1. Acesse as configurações do Chrome;

Abra as configurações do Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Desbloqueie configurações avançadas;

Acesse as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em “Rede”, clique em “Alterar configurações de proxy”;

Abra as opções de proxy (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

 

Passo 4. Na aba “Segurança”, acesse a lista de sites bloqueados;

Acesse a lista de sites bloqueados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Digite “http://www.facebook.com” (sem aspas) e inclua na lista de sites bloqueados.

Inclua o Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como saber quem me adicionou no Facebook, mas excluiu a solicitação? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo