O Alfabee é um tipo de chaveiro desenvolvido pela startup brasileira Nearbee e que funciona como um dispositivo para pedir socorro em emergências. O acessório, que é pareado a um smartphone, conta com um botão criado para ser acionado em situações graves. Ao pressionar o botão do Alfabee, o usuário dá origem a um sinal de socorro, que usa as tecnologias presentes no smartphone para gravar áudio e a localização exata da ocorrência.

TabCam é tablet, câmera de segurança e babá eletrônica ao mesmo tempo

Essas informações são distribuídas em uma rede de usuários, que pode se unir para organizar socorro e alertar as autoridades.

Alfabee é pequeno e discreto, ideal para ser usado em situações em que o usuário não pode usar o celular para pedir socorro (Foto: Divulgação/Nearbee)

A rede com a qual o Alfabee se conecta é a Nearbee, desenvolvida como plataforma de colaboração entre vizinhos e pessoas que estejam próximas umas das outras em grandes eventos, ou mesmo na rua.

Ao emitir um sinal de socorro, contatos do usuário, classificados como “anjos” recebem alertas sobre o problema, com informações de localização, para tomarem providências, como contatar autoridades. Situações como assaltos e sequestros relâmpagos são exemplos de ocorrências em que o Alfabee seria útil, já que seu acionamento é bastante discreto.

Qual é a melhor câmera de ação concorrente da Go Pro? Comente no Fórum do TechTudo

Além de ter essa função principal, o Alfabee pode ajudar quem é mais distraído a não perder objetos. Pelo celular, o usuário pode ver a localização do chaveiro, o que pode ser útil para evitar a perda de chaves. O acessório pode ser usado na coleira de cães ou na mochila das crianças como forma de estender a segurança de animais domésticos e da criançada.

Ao identificar um afastamento de 30 metros, ou superior, do smartphone, o Alfabee emite um alarme para alertar o usuário. O dispositivo também permite que bloqueios sejam configurados para tornar o celular inacessível em casos de roubo.

... está em pré-venda com entregas previstas para janeiro (Foto: Divulgação/Nearbee)" height="439" width="695">Alfabee está em pré-venda com entregas previstas para janeiro (Foto: Divulgação/Nearbee)

O acessório conta com uma bateria de relógio que, segundo seus desenvolvedores, tem carga suficiente para até oito meses de uso. O chaveiro está disponível em pré-venda no site da Nearbee ao preço de R$ 100. A previsão dos criadores do Alfabee é de que o produto comece a ser entregue aos compradores em janeiro.

Via Nearbee



>>> Veja o artigo completo no TechTudo