O Instagram realizou na quarta-feira (18) uma mudança agressiva no seu API e modificou as regras de acesso à plataforma para apps de terceiros. Os novos termos proíbem aplicativos de acessarem o feed de fotos, limitando-os apenas a edição de imagens e coleta de dados para anunciantes.

Com 29 milhões, Brasil é o maior mercado do Instagram fora dos EUA

Segundo o Instagram, a alteração ocorreu porque o número de acessos provenientes destes aplicativos é baixo e inexpressivo quando comparado ao programa oficial. Outra razão dada pela plataforma é que a mudança vai dar mais controle sobre onde o conteúdo é exibido. Isto vai impedir que as fotos apareçam em ambientes inseguros que podem roubar senhas.

Instagram dá até 2016 para aplicativos mudaram funcionalidades (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Em nota, o Instagram explica que o objetivo é criar um conjunto de termos e processos. “Isto pode significar mudanças para muitos de vocês, mas nós acreditamos que elas vão ajudar a manter o controle em nossa comunidade e dar objetivos claros para desenvolvedores”, afirma em nota.

A plataforma também informou que o número de acessos recebidos através de aplicativos de terceiros é ínfimo, respondendo por apenas dois milhões de acessos mensais, o que corresponde a 0,5% do total. A lista de aplicativos afetados inclui Retro for Instagram, Flow, Padgram, Pictacular, Webbygram, Webstagram, Instagreat, Itsdagram (para Windows Phone) e muitos outros.

Apesar da alteração, o acesso destes programas não será interrompido automaticamente. O Instagram deu um prazo, que vence no dia 1º de junho de 2016, para que os aplicativos se adequem às novas regras.

Por enquanto, o Instagram vai parar de aceitar novos aplicativos. As novas submissões, já baseadas no no

... vo formato, só serão aceitas a partir do dia 3 de dezembro e estarão sujeitas a um processo de avaliação das permissões.

A partir de 2016, o Instagram também vai criar um ambiente sandbox customizado, no qual os desenvolvedores poderão testar seus aplicativos durante o processo de revisão. Ainda não há uma data definida para o lançamento deste serviço.

Instagram falha ao marcar alguém, como resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Instagram e Social Times



>>> Veja o artigo completo no TechTudo