O YouTube é o site de compartilhamento de vídeos mais popular do mundo. Além de buscar por diversos conteúdos como música em mp3, animações e gravações de vídeo, a plataforma criada por Chad Hurley e Steve Chen em 2005 e comprada pelo Google por U$ 1,65 bilhão permite favoritar vídeos, criar um grupo, interagir com usuários e até mesmo criar seu próprio canal de TV online na Internet.

Dicas essenciais do IFTTT para o YouTube

Confira um guia prático com funções e dicas para usar o YouTube e aproveitar todos os recursos da plataforma. Veja o que o Google+ permite e não permite fazer para ficar atento e garantir seu sucesso. Hoje, o site tem mais de um bilhão de usuários que assistem a milhões de horas de vídeos por dia. 

Guia prático do YouTube mostra como aproveitar tudo da plataforma de vídeos (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Como buscar vídeos no YouTube

A busca de vídeos no YouTube funciona de forma bastante simples, muito parecida com o Google. Basta digitar a palavra-chave e clicar na lupa para pesquisar e encontrar resultados de busca.

Pesquisando vídeos no YouTube (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Para encontrar o conteúdo de forma rápida, o YouTube oferece a opção de filtros, como em uma busca avançada. Você pode selecionar a data do upload, tipo de conteúdo (vídeo, playlist, filme, canal ou programa), duração do vídeo (curto – menos de 4 minutos – ou longo – mais de 20 minutos), características (4K, alta definição, legendas, Creative Commons, 3D, ao vivo, comprado e 360º) e pela classificação (relevância, data de upload, contagem de visualizações e avaliações) de cada vídeo.

O YouTube oferece diversos filtros para refinar e facilitar a busca dos vídeos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Como usar o player do YouTube

Player dos vídeos é enxuto e foi reestilizado em agosto (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

O player dos vídeos foi atualizado em agosto, mas continua bastante enxuto. Na tela de reprodução há um ícone para iniciar ou pausar o conteúdo, ir para o próximo vídeo, ajustar o som, ativar legendas e mexer nas configurações (reprodução automática, velocidade, legendas e qualidade). Além disso, é claro, o YouTube oferece um botão para ampliar a tela do vídeo (tela cheia).

Como criar e se inscrever em canais  

Os canais do YouTube são muito usados por músicos, blogueiros, programas e empresas para reunir todos os seus vídeos em um só lugar. Mas, não é preciso ser um artista ou uma companhia para ter seu próprio canal. Qualquer usuário pode

... a>.

Para não perder nenhum vídeo do seu canal favorito é possível se inscrever nas páginas. Assim, você verá todos os novos conteúdos na sua página inicial do YouTube ao fazer o login. Acesse o canal e, ao clicar no botão vermelho ‘Inscrever-se’, você estará incluso. Nas páginas de reprodução de vídeo o botão também está disponível e basta estar logado em sua conta para confirmar o processo automaticamente.

Se inscrevendo em um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Como favoritar e salvar vídeos para assistir mais tarde no YouTube

Após assistir um vídeo no YouTube, você pode opinar sobre o conteúdo (favoritar). Logo abaixo do player, clique no botão de "Gostei" ou de "Não gostei". Antes de dar o like (polegar para o alto), lembre-se de fazer o login em sua conta para a marcação ser registrada como "Gostei deste vídeo".

Favoritando um vídeo no YouTube (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Se estiver sem tempo para assistir o vídeo, você pode clicar no botão que é representado por um ícone de relógio, no canto direito da imagem. Automaticamente, o YouTube salva este vídeo para você assistir mais tarde.

Salvando um vídeo do YouTube para assistir mais tarde (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Como compartilhar, comentar e interagir com outros usuários do YouTube

O YouTube também permite que o usuário interaja com os vídeos publicados. Para isso, você precisa apenas ter uma conta no Google (Perfil público, Google+). É possível compartilhar o conteúdo em diversos sites e redes sociais, basta clicar em ‘Compartilhar’ logo abaixo do vídeo. 

Compartilhando um vídeo do YouTube nas redes sociais (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Após clicar em Compartilhar, o YouTube oferece também a opção de incorporar o vídeo em outro site. Basta copiar o código e colar onde quiser. 

Para interagir com o autor do vídeo e outros usuários do site, você pode comentar e responder aos outros comentários. Abaixo do vídeo há uma caixa de texto para inserir a sua mensagem. Escreva e clique em Postar.

Enviar mensagens privadas para os usuários e canais

Você também pode enviar mensagens privadas para outros usuários e canais do YouTube. Para isso, é preciso abrir a guia “Sobre” no canal e, no canto direito, clicar no botão "Enviar Mensagem".

O YouTube permite o envio de mensagens privadas aos seus canais e usuários (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Digite sua mensagem e clique em Enviar. Vale ressaltar que se o canal não estiver conectado ao Google+, você não poderá enviar ou receber mensagens privadas relacionadas ao seu perfil.

Enviando mensagem privada para um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Como criar um grupo no YouTube Analytics

Um grupo do YouTube Analytics é uma coleção personalizada de até 200 canais, vídeos, playlists ou recursos que podem ser incorporados a partir de todo o conteúdo. Com a ferramenta, é possível visualizar dados dos seus vídeos de forma organizada, permitindo acompanhar por categorias ou publicações.  

Passo 1. Para criar um grupo, clique na sua foto no canto superior direito da tela e acesse o Estúdio de criação.

Acessando o estúdio de criação do YouTube (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 2. Clique na aba Analytics;

Acessando o Analytics do seu canal do YouTube (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 3. Clique em Grupos e, em seguida, selecione Criar grupos de vídeos;

Atalho para criar grupos no YouTube (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Passo 4. Insira o nome que deseja para o seu grupo, pesquise os vídeos e selecione os que deseja colocar.

Criando um grupo no YouTube (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Como baixar vídeos do YouTube

Muitos usuários gostam de baixar vídeos do YouTube. É uma forma que eles têm para salvar músicas e compartilhar os vídeos com mais facilidade nos aplicativos de mensagens instantâneas. Porém, o YouTube não oferece uma ferramenta para que seus usuários possam baixar os vídeos direto do site. 

Para resolver o problema, várias serviços e aplicativos permitem fazer o download, alguns sem precisar baixar nada.

Postar vídeos no YouTube

Publicar um vídeo no YouTube é muito simples e pode ser feito em poucas etapas. Para isso, você deve estar logado no site.

Passo 1. Clique no botão "Enviar" na parte superior da página e selecione o vídeo que deseja enviar. Quando o upload estiver pronto, clique em Publicar para concluir o envio.

Após publicar o vídeo é possível também configurar a privacidade e fazer edições nos vídeos enviados. 

Postando um vídeo no YouTube (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Regras de uso

O YouTube estabelece algumas regras para os usuários. Confira abaixo o que pode e o que não pode ser feito no site. 

É PERMITIDO

- Fazer upload de vídeos em seu canal;

- Compartilhar vídeos nas redes sociais ou incorporar em seu próprio site;

- Comentar vídeos e responder aos comentários de outros usuários;

- Criar e compartilhar playlists;

- Salvar vídeos para assistir em outro momento;

- Favoritar vídeos;

- Enviar mensagens privadas para outros usuários ou para os canais;

- Criar grupos;

- Se inscrever em canais;

NÃO É PERMITIDO

- Postar um vídeo de nudez ou com conteúdo sexual;

- Postar vídeos com conteúdos violentos, cujo objetivo principal é chocar, impressionar ou desrespeitar;

- Postar conteúdo que promova ou incite ódio e violência contra indivíduos ou grupos com base em raça ou origem étnica, religião, deficiência, orientação sexual/identidade de gênero, idade, nacionalidade, status de veterano, etc; 

- Criar descrições, tags, miniaturas ou títulos enganosos a fim de aumentar o número de visualizações. Essas ações são vistas como spam;

- Vídeos que incentivem outros a agir perigosamente, com risco de dano físico. Esse conteúdo pode ter restrição de idade ou ser removido, de acordo com a gravidade, pelo YouTube;

- Postar vídeos que o usuário não tenha criado ou utilizar conteúdo em seus vídeos que seja de propriedade de terceiros sem as autorizações necessárias;

- Comportamento predatório, perseguição, ameaças, assédio, intimidação, invasão de privacidade, publicação de informações pessoas de outros usuários e incitação de outros a cometerem atos violentos ou violarem os Termos de Uso;

- Distribuir conteúdo fora das ferramentas oferecidas pelo YouTube ou sem autorização prévia por escrito do mesmo;

Ainda tem alguma dúvida sobre YouTube? Pergunte no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo