O Snapdragon 820 já é uma realidade. O novo chip da Qualcomm foi apresentado nesta terça-feira (10), em Nova York, e promete mexer com o mercado de mobilidade. “Demos um passo atrás e fizemos um redesign completo”, disse TIM McDonough.

Asus Live x Zenfone Go: qual é o melhor smartphone 'barato' da empresa?

Repensar o chip, aliás, era uma necessidade urgente: com os rumores de superaquecimento, o Snapdragon 810 não foi bem e a Qualcomm acabou perdendo espaço. Tanto o market share quanto a disponibilidade foram prejudicadas – vale lembrar que a Samsung não utilizou o Snapdragon 810 em sua linha Galaxy S6.

Snapdragon 820 tem suporte a LTE Cat 10 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Galaxy S4 com processador octa-core ou quad-core? Usuários comentam no Fórum do TechTudo.

O Snapdragon 820 conta com novos modems, que suportam os padrões X12 LTE, com downloads de até 600 Mb/s (Cat 12). Além disso, ele também é compatível com frequências de operadoras e 3x20 MHz – ou seja, o 820 vai funcionar em virtualmente todos os mercados. O Snapdragon 820 também é compatível com o Quick Charge 3.0 e USB 3.0.

No quesito câmera, o 820 suporta sensores de até 28 MP, captura e reprodução de vídeos em 4K UHD, além de controlar displays nos mesmos 4K. O chip traz uma GPU Qualcomm Adreno 530 com uma nova tentativa de processamento 64 bits por meio da CPU Kryo.

A grande estrela do lançamento, porém, foi a Samsung. Curiosamente, a gigante coreana trabalhou em conjunto com a Qualcomm para fazer com que o 820 utilize a tecnologia de fabricação 14nm FinFET – a mais eficiente do po

... nto de vista comercial disponível no mundo atualmente.

Apesar de ter oficialmente lançado o 820 hoje, em Nova York, a Qualcomm ainda não fez nenhum anúncio sobre em quais aparelhos o novo chip irá estar presente, tampouco ofereceu um cronograma da disponibilidade dos mesmos. Mas a previsão é de que essas informações não demorem muito, e poderemos ter novidades antes mesmo da próxima CES, realizada em Las Vegas, em janeiro de 2016.

Fabrício Vitorino viajou para Nova York a convite da Qualcomm.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo